Título: ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA PREPARAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO 4.0
Título alternativo: EDUCATIONAL ROBOTICS IN THE PROCESS OF TEACHING-LEARNING A PREPARATION FOR EDUCATION 4.0
Autoria de: Mariana Tourino Ribeiro
Orientação de: Leonardo Silveira Paiva
Presidente da banca: Leonardo Silveira Paiva
Primeiro membro da banca: Ana Flávia Peixoto de Camargos
Segundo membro da banca: Vânia Rufini
Palavras-chaves: Robótica educacional, Indústria 4.0, Tecnologia, Educação 4.0, metodologias de ensino
Data da defesa: 21/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 25/05/2021
Data da publicação: 25/05/2021
Referência: Ribeiro, M. T. ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA PREPARAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO 4.0 . 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O mundo vive hoje a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, na qual a linguagem computacional, a internet das coisas, a inteligência artificial, os robôs e as diversas outras tecnologias dinamizam os processos nas mais diferentes áreas. A partir daí, pode-se considerar como ponto de partida para esta análise a seguinte pergunta Qual o impacto da tecnologia digital na educação, tendo em vista a formação profissional para a Indústria 4.0? A forma de ensino tradicional ainda adotada, se baseia em um mestre que detém conhecimento e o transmite verbalmente para os alunos, que ficam limitados, de certa maneira, apenas a ouvir e memorizar. Essa forma de educação, não leva em conta a particularidade de desenvolvimento de cada indivíduo e torna o ensino mecânico, ineficiente e desestimulante. Portanto, a introdução de tecnologias no processo de aprendizado, passa a permitir não só uma melhor assimilação de conteúdos da grade curricular, como também desperta a capacidade de solucionar problemas a partir da busca por informações, promove o conhecimento tecnológico, a capacidade de trabalho em grupo, o senso crítico e desenvolve a criatividade. Pensando nisso, cabe a aplicação dos conceitos de Robótica na educação, na qual permite que diversas ????peças???? sejam controladas por meio de uma programação lógica, dando ao aluno a possibilidade de imaginar e inventar a partir da criação de seu próprio modelo. Contudo, o presente trabalho visa mostrar o impacto da Robótica na educação, bem como apresentar metodologias, ferramentas e tecnologias para a utilização da robótica em diversos contextos educacionais, enfatizando o ensino de conceitos de Física e Matemática.
Abstract: The world is currently experiencing the Fourth Industrial Revolution, or Industry 4.0, in which computational language, the internet of things, artificial intelligence, robots and several other technologies dynamize the processes in the most different areas. From there, the following question can be considered as a starting point for this analysis What is the impact of digital technology on education, in view of professional training for Industry 4.0? The traditional form of teaching still adopted, is based on a master who holds knowledge and transmits it verbally to students, who are limited, in a way, only to listen and memorize. This form of education does not take into account the particular development of each individual and makes mechanical teaching inefficient and discouraging. Therefore, the introduction of technologies in the learning process, allows not only a better assimilation of contents of the curriculum, but also awakens the ability to solve problems from the search for information, promotes technological knowledge, the ability to work in group, critical sense and develops creativity. With that in mind, it is up to the application of Robotics concepts in education, which allows several ????pieces???? to be controlled through a logical program, giving the student the possibility to imagine and invent from the creation of their own model.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20202201510914
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47022
Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariana Tourino Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo