Título: Sistema embarcado de baixo custo para detecção de manobras sinuosas em veículos por meio de sensores inerciais e GNSS
Título alternativo: Low-cost embedded system for winding maneuvers detection in vehicles using inertial sensors and GNSS.
Autoria de: Dannylo Withor Pereira Nogueira
Orientação de: Danilo Alves de Lima
Presidente da banca: Danilo Alves de Lima
Primeiro membro da banca: Arthur de Miranda Neto
Segundo membro da banca: Rodrigo Moreira Bacurau
Palavras-chaves: Sensores inerciais, GNSS, Cornering, Swerving, Ecodriving
Data da defesa: 05/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 06/08/2020
Data da publicação: 06/08/2020
Referência: Nogueira, D. W. P. Sistema embarcado de baixo custo para detecção de manobras sinuosas em veículos por meio de sensores inerciais e GNSS. 2020. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Manobras perigosas são importantes indicativos da performance de condutores, e podem oferecer meios apropriados para a prevenção de situações de risco. Além de serem reconhecidas causadoras de acidentes, o consequente gasto a elas associado, especialmente relacionado a manutenção corretiva e consumo de combustível, afeta diretamente o orçamento do consumidor e das empresas detentoras de grandes frotas. É sabido, porém, que tais impactos podem ser minimizados com o emprego de metodologias de textitecodriving, que descreve padrões e comportamentos adequados voltados a adoção de um estilo mais seguro e econômico de condução. O presente trabalho visa desenvolver técnicas baseadas no uso de sensores inerciais e de sistema GNSS para monitoração de manobras sinuosas. Para tanto, experimentos foram realizados a bordo de um veículo de passeio utilizando a solução SEVEN GO Smart Edge, dando origem a uma sistema embarcado de baixo custo, fácil utilização e com bom desempenho para a detecção de manobras de textitcornering e textitswerving, além de metodologias para o alinhamento de referenciais entre os sensores e o veículo, e detecção de curvas no trajeto. As técnicas propostas foram validadas em ambiente real, durante um programa de estágio realizado na empresa SEVEN GO.
Abstract: Dangerous maneuvers are important indicators of the drivers performance, and can offer appropriate means for the assesment of risky situations. In addition to being known to cause accidents, the consequent expense associated with them, especially related to corrective maintenance and fuel consumption, directly affects the budget of consumers and companies with large fleets. It is known, however, that such impacts can be minimized with the use of textitecodriving methodologies, which describe appropriate patterns and behaviors aimed at adopting a safer and more economical driving style. This work aims to develop techniques based on the use of inertial sensors and GNSS system for monitoring winding maneuvers. To this end, experiments were carried out on board a passenger vehicle using the SEVEN GO Smart Edge solution, giving rise to a low-cost, easy-to-use and well-performing embedded system for the detection of textit cornering and textit swerving maneuvers, as well as methodologies for the alignment of references between the sensors and the vehicle, and detection of curves in the path. The proposed techniques were validated in a real environment, during an internship program carried out at SEVEN GO.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20201201520755
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45040
Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Dannylo Withor Pereira Nogueira e Universidade Federal de Lavras
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