Título: ESTUDO DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA MINIMIZAR O TEMPO DE EXECUÇÃO DE UMA OBRA CIVIL
Autoria de: Eduardo Crispim Eleuterio Cunha
Orientação de: Leonardo Silveira Paiva
Presidente da banca: Leonardo Silveira Paiva
Primeiro membro da banca: Wisner Coimbra de Paula
Segundo membro da banca: Robson Rosserrani de Lima
Palavras-chaves: otimização, construção civil, método PERTCPM, técnicas de simulação, programação linear
Data da defesa: 18/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 21/06/2019
Data da publicação: 21/06/2019
Referência: Cunha, E. C. E. ESTUDO DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA MINIMIZAR O TEMPO DE EXECUÇÃO DE UMA OBRA CIVIL. 2019. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O mercado da construção civil está sempre se reinventando, com novas formas de serviços e diferentes tipos de inovações para atender clientes cada vez mais exigentes. Diversos motivos podem provocar insatisfação por parte do cliente, mas com certeza o atraso na entrega de uma obra é uma das maiores causas. Logo, quando uma obra é planejada, os responsáveis pelo projeto, por parte da empresa já estipulam uma projeção do tempo que será necessário para conclusão da mesma, predeterminando uma estimativa do prazo que irá demandar para a conclusão de cada etapa presente no cronograma. O presente trabalho de conclusão de curso se baseia na otimização da relação tempo-custo, minimizando essa previsão, por meio da utilização de métodos de programação linear e teoria de redes, calculando e realizando uma estimativa de quanto tempo poderá ser reduzido em cada etapa, respeitando as restrições físicas existentes na obra. A teoria de redes que será utilizada neste projeto faz uso do recurso conhecido como método PERTCPM, sendo que essa sigla é a composição de duas diferentes metodologias que são aplicadas em conjunto devido a suas semelhanças, onde CPM significa Critical Path Method que foca na análise do caminho crítico para que seja realizado um maior balanceamento dos recursos sem que isso afete os prazos de execução do projeto, evitando assim que haja atrasos, e PERT significa Program Evaluation and Review Technique que consiste em uma análise estatística de 3 situações diferentes, sendo uma previsão pessimista, uma otimista e uma mais provável para cumprimento de cada etapa do projeto, onde por meio do cálculo da média ponderada desses valores é possível estimar a probabilidade de conclusão da obra em um determinado prazo. Posteriormente, também são aplicadas técnicas de simulação e análise, visando minimizar o custo excedente que essa diminuição do tempo de execução da obra possa causar, por meio do uso de programação linear, considerando sua função objetivo e restrições físicas da obra, permitindo assim o melhor gerenciamento do projeto, e auxiliando o responsável pela obra no momento da tomada de decisão. Verificou-se que uma redução de 8 semanas no tempo total de execução da obra, ocasionaria em um gasto extra de R7930,00 no orçamento da obra. Avalia-se, portanto, que o presente estudo possibilitou a redução do tempo de execução da obra com um baixo valor de custo excedente, e que por meio dos dados obtidos possibilita a simulação de diferentes situações que podem ocorrer durante a obra.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20191201421677
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43731
Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eduardo Crispim Eleuterio Cunha e Universidade Federal de Lavras
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