Título: PEGADA DE CARBONO EM RÓTULOS DE ALIMENTOS um estudo sobre as percepções dos consumidores
Título alternativo: CARBON FOOTPRINT ON FOOD LABELS a study of consumer perceptions
Autoria de: Giulia Komatsu Silva
Orientação de: Jessica Ferreira Rodrigues
Coorientação de: Matheus de Souza Cruz
Presidente da banca: Jéssica Ferreira Rodrigues
Primeiro membro da banca: Matheus de Souza Cruz
Segundo membro da banca: Lizzy Ayra Alcântara Veríssimo
Palavras-chaves: pegada de carbono, sustentabilidade, gases do efeito estuda, estudo do mercado consumidor, intenção de compra
Data da defesa: 27/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 01/12/2023
Data da publicação: 01/12/2023
Referência: Silva, G. K. PEGADA DE CARBONO EM RÓTULOS DE ALIMENTOS um estudo sobre as percepções dos consumidores. 2023. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Tendo em vista o crescimento populacional observado nos últimos anos, espera-se que os impactos ambientais negativos advindos da ação humana fiquem ainda mais críticos, uma vez que será necessário consumir cada vez mais recursos naturais para suprir as necessidades da população. Uma das preocupações atuais está relacionada à emissão exacerbada de gases do efeito estufa (GEE), onde, se tratando das emissões advindas da ação humana, tem-se que o sistema agroalimentar é responsável por 31 delas. Visando estimar a quantidade de GEE emitidos de um produto ou atividade durante todo o seu ciclo de vida foi desenvolvida a Pegada de Carbono que, quando utilizada em rótulos de alimentos, se torna um instrumento de conscientização sobre a redução na emissão de GEE e auxilia os consumidores a escolherem o produto com maior clareza do que estão comprando. Por se tratar de uma prática pouco comum para produtos comercializados no Brasil, o objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo sobre a percepção dos consumidores brasileiros e a influência da pegada de carbono em rótulos de alimentos. Por meio de um questionário online aprovado pelo Comitê de Ética, foi avaliado o conhecimento dos participantes frente a pegada de carbono, a influência que tal alegação exerce quando utilizada em rótulos de alimentos e a intenção de compra dos consumidores brasileiros. Os dados coletados de 324 participantes foram analisados por meio de análise descritiva e ANOVA, com aplicação de Teste Tukey e Teste t, a nível de 5 de significância. Os resultados revelaram que 44,8 dos entrevistados nunca haviam ouvido falar sobre a pegada de carbono e, após o fornecimento de informações sobre o tema, o percentual de pessoas que passou a considerar esse atributo como muito importante passou de 27,1 para 64,8. Além disso, verificou-se que o selo de neutralidade foi o que obteve maior intenção de compra.
Abstract: In view of the population growth observed in recent years, it is expected that the negative environmental impacts arising from human action will become even more critical, since it will be necessary to consume more natural resources to meet the needs of the population. One of the current concerns is related to the exacerbated emission of greenhouse gases (GHG), and when it comes to emissions from human action, the agrifood system is responsible for 31 of them. In order to estimate the amount of GHG emitted from a product or activity throughout its life cycle, the Carbon Footprint was developed, which, when used on food labels, becomes an instrument to raise awareness about the reduction in GHG emissions and helps consumers to choose the product with greater clarity of what they are buying. As this is an uncommon practice for products marketed in Brazil, the objective of this study was to conduct a study on the perception of Brazilian consumers and the influence of the carbon footprint on food labels. Through an online questionnaire approved by the Ethics Committee, the participant????????????????s knowledge of the carbon footprint, the influence that such claim exerts when used on food labels, and the purchase intention of Brazilian consumers were evaluated. The data collected from 324 participants were analyzed using descriptive analysis and ANOVA, with the application of Tukey test and t-test, at a level of 5 significance. The results revealed that 44.8 of the interviewers had never heard about the carbon footprint and, after providing information on the subject, the percentage of people who started to consider this attribute as very important increased from 27.1 to 64.8. In addition, it was found that the neutrality seal was the one that obtained the highest purchase intention.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20232201810569
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giulia Komatsu Silva e Universidade Federal de Lavras
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