Título: PANORAMA DA ABORDAGEM DO MERCADO DE ALIMENTOS QUANTO A INCORPORAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM PRODUTOS ALIMENTARES INDUSTRIALIZADOS
Título alternativo: OVERVIEW OF THE FOOD MARKET APPROACH REGARDING THE INCORPORATION OF BIOACTIVE COMPOUNDS INTO PROCESSED FOOD PRODUCTS
Autoria de: Ana Julia Santos Rodrigues
Orientação de: Alexandre de Paula Peres
Presidente da banca: Alexandre de Paula Peres
Primeiro membro da banca: Ellen Cristina de Souza
Segundo membro da banca: Natália de Oliveira Souza
Palavras-chaves: rotulagem nutricional, alegações nutricionais, compostos bioativos, consumidores, empresas
Data da defesa: 13/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 17/07/2023
Data da publicação: 17/07/2023
Referência: Rodrigues, A. J. S. PANORAMA DA ABORDAGEM DO MERCADO DE ALIMENTOS QUANTO A INCORPORAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM PRODUTOS ALIMENTARES INDUSTRIALIZADOS. 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A rotulagem nutricional dos alimentos embalados passou por atualizações recentes pela ANVISA, visando facilitar a produção e compra dos alimentos. As alegações nutricionais presentes nos rótulos são importantes para os consumidores, mas devem ser claras e baseadas em evidências científicas sólidas. É necessário considerar as necessidades dos consumidores e a responsabilidade das empresas na comunicação transparente dos benefícios nutricionais. A indústria de alimentos explora cada vez mais os compostos bioativos, mas é importante ter cautela na elaboração das alegações nutricionais relacionadas a eles. Uma comprovação científica robusta é necessária para que uma alegação nutricional seja aceita pelas agências regulatórias. A compreensão das diferenças entre quem compra e quem consome pode ser importante para as empresas na criação de produtos e campanhas de marketing mais eficazes.
Abstract: The nutritional labeling of packaged foods has undergone recent updates by ANVISA, aimed at facilitating the production and purchase of food. The nutritional claims present on labels are important for consumers, but must be clear and based on solid scientific evidence. It is necessary to consider the needs of consumers and the responsibility of companies in transparent communication of nutritional benefits. The food industry is increasingly exploiting bioactive compounds, but it is important to exercise caution in making nutritional claims related to them. A robust scientific substantiation is necessary for a nutritional claim to be accepted by regulatory agencies. Understanding the differences between those who purchase and those who consume may be important for companies in creating more effective product and marketing campaigns.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20231201610605
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Julia Santos Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
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