Título: MERCADO VAREJISTA EVOLUÇÃO, CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS PRODUTOS EM SUPERMERCADOS
Título alternativo: RETAIL MARKET EVOLUTION, DISTRIBUTION CHANNELS AND DISPOSAL OF PRODUCTS IN SUPERMARKETS
Autoria de: Iris de Sousa Oliveira
Orientação de: Joao de Deus Souza Carneiro
Coorientação de: Matheus de Souza Cruz
Presidente da banca: João de Deus Souza Carneiro
Primeiro membro da banca: Matheus de Souza Cruz
Segundo membro da banca: Felipe Furtini Haddad
Terceiro membro da banca: Bruna de Souza Nascimento
Palavras-chaves: Marketing, Tendência, Produtos, Prateleiras, Comportamento do consumidor.
Data da defesa: 13/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 21/09/2022
Data da publicação: 21/09/2022
Referência: Oliveira, I. d. S. MERCADO VAREJISTA EVOLUÇÃO, CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS PRODUTOS EM SUPERMERCADOS. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O setor varejista de supermercados é um espaço voltado para a venda de produtos para consumidores finais e encontra-se em constante progresso visando consolidar e atrair novos clientes. Para isso, o mercado utiliza de diversas estratégias de marketing para atender os desejos e as necessidades dos consumidores. O objetivo do trabalho consistiu em realizar um estudo sobre o setor varejista de supermercados e também sobre a influência da disposição dos produtos nas gôndolas de supermercado no processo de compra dos consumidores. Neste contexto, o trabalho compreendeu uma revisão de literatura baseada em artigos, livros e fontes de dados científicos a fim de garantir a credibilidade da pesquisa. Com base nesse estudo, verificou-se que a rede varejista decorre de constantes evoluções ao longo do tempo, apresentando diversos formatos de venda com o propósito de garantir a satisfação final do seu cliente. Para atrair e consolidar os consumidores, os supermercados utilizam-se de estratégias de Marketing e organização interna dos produtos nas gôndolas para impulsionar as vendas, estabelecer melhor comunicação e influenciar no poder de compra dos consumidores.
Abstract: The supermarket retail sector is a space dedicated to the sale of products to final consumers and it is in constant progress with the aim of consolidating and attracting new customers. For this, the market uses several marketing strategies to meet the desires and needs of consumers. The objective of this work is to carry out a study on the supermarket market sector and also on the influence of the provision of products on supermarket shelves in the purchase process of consumers. In this context, a literature review was based on articles, books and sources of scientific data, in order to guarantee the credibility of scientific data. Based on this study, it was reflected in the recognition network of its evolutions over time, presenting different sales formats with the purpose of guaranteeing the final satisfaction of its time. To attract and consolidate sales, consumers use marketing strategies and internal organization of the shelves for products such as consumer marketing, establishing communication and not purchasing power.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20221201521311
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Iris de Sousa Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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