Título: ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS UM ESTUDO DE CASO PARA O SEGMENTO DE ALIMENTOS PLANT BASED
Título alternativo: CATEGORY MANAGEMENT STRATEGY A CASE STUDY FOR THE PLANT BASED FOOD SEGMENT
Autoria de: Letícia Casarine Almeida
Orientação de: Joao de Deus Souza Carneiro
Coorientação de: Isadora Simão e Souza
Presidente da banca: João de Deus Souza Carneiro
Primeiro membro da banca: Isadora Simão e Souza
Segundo membro da banca: Elisângela Elena Nunes Carvalho
Palavras-chaves: plant based, gerenciamento de categorias, varejo, planograma, Efficient Consumer Response
Data da defesa: 19/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 25/09/2022
Data da publicação: 25/09/2022
Referência: Almeida, L. C. ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS UM ESTUDO DE CASO PARA O SEGMENTO DE ALIMENTOS PLANT BASED. 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O mercado de produtos plant based, em português à base de plantas, vem crescendo com o passar dos anos e ganhando o gosto de consumidores que buscam produtos alternativos aos de origem animal. Em paralelo a isso, o varejo, como um todo, tem enfrentado uma alta competitividade de mercado e vem buscando alternativas para se destacar dos concorrentes. Com base nisso, muitas empresas têm implantado o conceito ECR (Efficient Consumer Response) cujo objetivo final é a geração de um sistema eficaz, direcionado ao consumidor, no qual distribuidores e fornecedores trabalhem juntos como aliados comerciais a fim de minimizar custos. Assim, são esperados a redução das perdas e o aumento do giro de estoque, obtendo recursos para manter o negócio em andamento. Nesse sentido, o Gerenciamento por Categorias, surgiu como resposta ao crescente desafio do setor de satisfazer o consumidor. Trata-se de um processo de parceria entre o varejista e o fornecedor que consiste em gerenciar as diversas categorias de itens
Abstract: The market for plant-based products, in Portuguese, plant-based, has been growing over the years and gaining the taste of consumers looking for alternative products to those of animal origin. In parallel to this, retail, as a whole, has faced high market competitiveness and has been looking for alternatives to stand out from competitors. Based on this, many companies have implemented the ECR (Efficient Consumer Response) concept, whose ultimate objective is to generate an effective system, aimed at consumers, in which distributors and suppliers work together as commercial allies in order to minimize costs. Thus, it is expected to reduce losses and increase inventory turnover, obtaining resources to keep the business going. In this sense, Category Management emerged as a response to the growing challenge of the sector to satisfy the consumer. It is a partnership process between the retailer and the supplier that consists of managing the various categories of items as business units, and brings bette
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20221201520529
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Letícia Casarine Almeida e Universidade Federal de Lavras
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