Título: TENDÊNCIAS NO SETOR DE ALIMENTOS, INOVAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Título alternativo: TRENDS IN THE FOOD SECTOR, INNOVATION AND PRODUCT DEVELOPMENT
Autoria de: Camila Ferreira Souza Rodrigues
Orientação de: Karen Cristina Guedes Silva
Presidente da banca: Karen Cristina Guedes da Silva
Primeiro membro da banca: Flávia Souza Almeida
Segundo membro da banca: Dieyckson Osvani Freire
Palavras-chaves: Inovação, Tendências, Hábitos alimentares, Novos produtos, Pandemia
Data da defesa: 26/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 03/12/2021
Data da publicação: 03/12/2021
Referência: Rodrigues, C. F. S. TENDÊNCIAS NO SETOR DE ALIMENTOS, INOVAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Diante de um cenário competitivo, inovar se torna imprescindível para empreendedores e grandes empresas. O setor de alimentos pode ser considerado bastante competitivo e por isso, a inovação é tão importante para esse segmento. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo delinear as tendências no setor de alimentos, as quais incluem o panorama atual das demandas dos consumidores e as necessidades de inovação pela indústria. Para isso, estudos sobre inovação e tendências do setor alimentício foram utilizados para substanciar essa discussão. Além disso, os relatórios de Brasil Foods Trends 2020 e o relatório Industria de Alimentos 2030, contribuíram para a delimitação de tendências do setor de alimentos. A partir das discussões e do aprofundamento no tema, observou-se que diversos fatores como a alimentação saudável, rotina corrida, necessidade de alimentação rápida e hábitos culturais, corroboram com os hábitos alimentares e que esses hábitos, influenciam as tendências e as inovações do setor alimentício. Por fim, se compreendeu que o marketing é um importante aliado das empresas e empreendedores, pois ajuda na divulgação dos produtos e da marca.
Abstract: Faced with a competitive scenario, innovating becomes essential for entrepreneurs and large companies. The food sector can be considered very competitive and that is why innovation is so important for this segment. From this perspective, this paper aims to outline trends in the food sector, which include the current panorama of consumer demands and the industry needs for innovation. For this, studies on innovation and trends in the food sector were used to substantiate this discussion. In addition, the reports Brasil Foods Trend 2020 and Food Industry 2030, contributed to the delimitation of trends in the food sector. It was learned from the discussions that there are several factors that corroborate eating habits and that these habits influence trends and innovations in the food sector. Finally, it was understood that marketing is an indispensable ally of companies and entrepreneurs once it helps in the dissemination of products and the brand.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20211201621236
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54062
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Ferreira Souza Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo