Título: ESTILOS DE CERVEJAS ESPECIAIS E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES
Autoria de: Ramon Vieira Pires Martins
Orientação de: Felipe Furtini Haddad
Presidente da banca: Felipe Furtini Haddad
Primeiro membro da banca: Alexandre de Paula Peres
Segundo membro da banca: Diego Alvarenga Botrel
Palavras-chaves: Artesanal, conhecimento, consumidores, percepções, preferências.
Data da defesa: 22/11/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 30/11/2021
Data da publicação: 30/11/2021
Referência: Martins, R. V. P. ESTILOS DE CERVEJAS ESPECIAIS E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES. 2021. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O consumo de cervejas especiais vem aumentando a cada ano no Brasil, visto que, a população está cada vez mais em busca de novas experiências no mundo das cervejas. A cerveja é uma bebida obtida a partir da fermentação alcóolica do mosto cervejeiro que contém água, malte de cevada, lúpulo e levedura, no qual parte do malte pode ser substituído por adjuntos como cevada não maltada, trigo, milho, arroz entre outros. As cervejas especiais se diferenciam das cervejas comerciais, possuindo uma identidade única referente ao seu estilo, sendo que alguns produtores costumam criar suas próprias formulações, buscando a inovação e agregação de valor ao seu produto. Os ingredientes selecionados, a forma de processamento e as características sensoriais do produto fazem toda a diferença no resultado. Com o propósito de estimular o mercado, torna-se necessário um estudo para obter informações dos consumidores de cervejas especiais quanto aos estilos de cervejas. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento e percepções dos consumidores de cervejas especiais quanto aos estilos American Lager, India Pale Ale (IPA), Pilsen e Weissbier. Conforme a pesquisa realizada conclui-se que a cerveja especial vem sendo incorporada no mercado, porém ainda compete com os preços e qualidade além da cultura do consumo de cervejas das multinacionais. O público que consome este tipo de cerveja busca inovação, sabor e qualidade, por isso, não se importam em pagar um valor mais elevado pela bebida. Pode-se concluir também que o perfil do consumidor de cerveja especial é composto em sua maioria por homens e mulheres jovens, com idade entre 18 e 36 anos e com média de renda mensal entre 3 e 6 salários-mínimos. Em relação ao comportamento dos consumidores pode-se concluir que o estilo de cerveja preferida pelo público é o Pilsen.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20211201611035
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53841
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ramon Vieira Pires Martins e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo