Título: MERCADO VEGANO E O IMPACTO NO CONSUMO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Autoria de: Jessica Sayumi Morisugi Takemoto
Orientação de: Alcineia de Lemos Souza Ramos
Presidente da banca: Alcinéia de Lemos Souza Ramos
Primeiro membro da banca: Elisangela Elena Nunes Carvalho
Segundo membro da banca: Felipe Furtini Haddad
Palavras-chaves: Veganismo, Mercado Vegano, produtos à base de plantas, Plant based, Flexitariano
Data da defesa: 24/11/2012
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 02/12/2021
Data da publicação: 02/12/2021
Referência: Takemoto, J. S. M. MERCADO VEGANO E O IMPACTO NO CONSUMO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O veganismo tem uma filosofia e um modo de vida que busca excluir dentro do possível e praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais para alimentação, roupas ou outros fins. Esse movimento foi se expandindo ao longo dos anos e, hoje, estima-se que haja 79 milhões de veganos por todo o mundo, atraindo muitos simpatizantes com as mais variadas dietas. Com todo esse público e com seu rápido crescimento, com o investimento de diversas empresas grandes e startups, surge a dúvida se esse nicho está interferindo no mercado de produtos de origem animal. Assim, esse estudo buscou informações disponibilizadas por agências especializadas em análise de negócios para compreender o perfil de cada mercado e suas possíveis interações. Os dados indicam que os produtos à base de plantas estão com aumento das suas vendas anualmente e de investimentos, indicando a ascensão desse mercado. Entretanto, ao analisar dados de produtos de origem animal, para tentar visualizar alguma interferência, não é visível nenhuma mudança significativa ao longo dos anos. Os resultados indicam, ainda, que do total de consumidores de proteínas no mundo, apenas 2 consomem produtos à base de plantas e a maior parte desses consumidores são os ??flexitarianos??. A projeção, porém, indica que haverá salto para 11 até 2035. Considerando a maior industrialização dos produtos veganos e consequente queda nos preços, investimentos que vem recebendo, e aumento do público consumidor, é esperado que o mercado vegano se torne um competidor contra o mercado de produtos de origem animal, demonstrando impactos significativos na indústria.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20211201511416
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54198
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jessica Sayumi Morisugi Takemoto e Universidade Federal de Lavras
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