Título: ANÁLISE QUALITATIVA EXPLORATÓRIA DE CAFÉS ESPECIAIS, COM ENFOQUE NO CAFÉ GELADO, UTILIZANDO A TÉCNICA GRUPO DE FOCO.
Autoria de: Driele Fardim Pinto
Orientação de: Felipe Furtini Haddad
Presidente da banca: Felipe Furtini Haddad
Primeiro membro da banca: Diego Alvarenga Botrel
Segundo membro da banca: Maísa Mancini Matioli de Sousa
Palavras-chaves: Café Especial, Café Gelado, Grupo de Foco, Tendências Mercadológicas, Consumidor
Data da defesa: 25/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 06/12/2019
Data da publicação: 06/12/2019
Referência: Pinto, D. F. ANÁLISE QUALITATIVA EXPLORATÓRIA DE CAFÉS ESPECIAIS, COM ENFOQUE NO CAFÉ GELADO, UTILIZANDO A TÉCNICA GRUPO DE FOCO.. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto do mercado de cafés especiais, em particular do café gelado, tendo como objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo e investimento do produto, analisar a oferta e avaliar a expectativa em relação ao café gelado. Para obter os resultados, realizou-se uma análise qualitativa exploratória, utilizando a técnica de grupo de foco com seis consumidores de cafés especiais. Foram realizadas perguntas sobre o tema para que o moderador guiasse a conversa que foi gravada, a fim de analisar posteriormente as respostas dadas na sessão. Os entrevistados atribuíram o fato do café gelado não ser ainda muito consumidos no Brasil pelo fator da tradição do café quente, além do fato da baixa oferta do produto no mercado. Em consenso o grupo de foco acredita que os futuros consumidores serão pessoas com maior poder aquisitivo, já que o produto deve possuir um preço mais elevado do que os cafés especiais e outras bebidas geladas como refrigerantes e energéticos, por exemplo. E que, deve-se apostar no marketing apontando as principais características da bebida, sem relacioná-la com o café quente. Os resultados apontaram, então, que o brasileiro possui a tradição de consumir o café quente e assim ainda não aderiu ao café gelado, porém, com a modernidade, o produto deve ganhar força daqueles que procuram um alimento pronto para ser consumido, saudável, com grande qualidade, já que a matéria prima utilizada deve ser algum café especial e que ofereça prazer ao ser consumido, além de fornecer energia que é uma das principais características do ingrediente principal, o café. Dessa forma, verificou-se que para que se torne comum e se mantenha no mercado deve-se investir no marketing do produto, apostando na categoria de bebidas geladas, como refrigerantes, energéticos e sucos, apostar na praticidade e saudabilidade que o produto pode oferecer.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20192201410713
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44343
Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Driele Fardim Pinto e Universidade Federal de Lavras
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