Título: INFRAESTRUTURA ESCOLAR E INCLUSÃO UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA
Título alternativo: SCHOOL INFRASTRUCTURE AND INCLUSION A STUDY ON ACCESSIBILITY FOR PEOPLE WITH REDUCED MOBILITY
Autoria de: Hellen Pereira Neves
Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Primeiro membro da banca: Marcio Presente de Souza
Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges
Palavras-chaves: Acessibilidade, inclusão, NBR 9050, educação, pessoas com mobilidade reduzida
Data da defesa: 25/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 05/12/2025
Data da publicação: 05/12/2025
Referência: Neves, H. P. INFRAESTRUTURA ESCOLAR E INCLUSÃO UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como tema central a acessibilidade no ambiente escolar, com foco na inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Francisco Salles, localizada em Lavras-MG, instituição que atende alunos com necessidades educacionais, incluindo alunos com mobilidade reduzida. O estudo buscou verificar se a infraestrutura da escola atende aos critérios estabelecidos pela NBR 9050 (ABNT, 2020), norma que regulamenta parâmetros de acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da evolução histórica da inclusão das pessoas com deficiência física, das políticas públicas de acessibilidade e dos princípios do Desenho Universal, além de um levantamento técnico in loco. A metodologia adotada consistiu na coleta de dados por meio de medições e observações diretas em ambientes estratégicos da escola. Os resultados obtidos foram comparados com os parâmetros normativos, de modo a identificar conformidades, não conformidades e pontos de atendimento parcial. Dos 54 itens avaliados durante a coleta de dados, como largura dos vãos livres das portas, inclinação das rampas de acesso, corrimãos, alturas dos vasos sanitários, barras de apoio e altura dos lavatórios, 32 atenderam aos critérios estabelecidos pela norma vigente, correspondendo a um desempenho de 59,3. Ainda que o resultado apresente um certo avanço, são necessárias algumas melhorias para que a escola alcance um nível adequado de acessibilidade.
Abstract: This work focuses on accessibility in the school environment, with an emphasis on the inclusion of people with reduced mobility. The research was conducted at the Francisco Salles Municipal School, located in Lavras-MG, an institution that serves students with educational needs, including wheelchair users. The study sought to verify whether the schools infrastructure meets the criteria established by NBR 9050 (ABNT, 2020), a standard that regulates accessibility parameters in buildings, furniture, urban spaces, and equipment. To achieve this objective, a literature review was carried out on the historical evolution of the inclusion of people with disabilities, public accessibility policies, and the principles of Universal Design, in addition to an on-site technical survey. The methodology adopted consisted of data collection through measurements and direct observations in strategic areas of the school. The results obtained were compared with the normative parameters in order to identify conformities, non-conformities, and points of partial compliance. Of the 54 items evaluated during data collection, such as the width of doorways, the slope of access ramps, handrails, the height of toilets, grab bars, and the height of sinks, 32 met the criteria established by the current standard, corresponding to a performance of 59,3. Although the result shows some progress, some improvements are needed for the school to reach an adequate level of accessibility.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Hellen Pereira Neves e Universidade Federal de Lavras
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