SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: INFRAESTRUTURA ESCOLAR E INCLUSÃO UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Título alternativo: This work focuses on accessibility in the school environment, with an emphasis on the inclusion of people with reduced mobility. The research was conducted at the Francisco Salles Municipal School, located in Lavras-MG, an institution that serves students

Autoria de: Livian Kelly Emidio

Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Primeiro membro da banca: Marcio Presente de Souza

Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges

Palavras-chaves: Acessibilidade, inclusão, NBR 9050, educação, pessoas com mobilidade reduzida.

Data da defesa: 25/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 08/12/2025

Data da publicação: 08/12/2025

Referência: Emidio, L. K. INFRAESTRUTURA ESCOLAR E INCLUSÃO UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA. 2025. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho tem como tema central a acessibilidade no ambiente escolar, com foco na inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Francisco Salles, localizada em Lavras-MG, instituição que atende alunos com necessidades educacionais, incluindo alunos com mobilidade reduzida. O estudo buscou verificar se a infraestrutura da escola atende aos critérios estabelecidos pela NBR 9050 (ABNT, 2020), norma que regulamenta parâmetros de acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da evolução histórica da inclusão das pessoas com deficiência física, das políticas públicas de acessibilidade e dos princípios do Desenho Universal, além de um levantamento técnico in loco. A metodologia adotada consistiu na coleta de dados por meio de medições e observações diretas em ambientes estratégicos da escola. Os resultados obtidos foram comparados com os parâmetros normativos, de modo a identificar conformidades, não conformidades e pontos de atendimento parcial. Dos 54 itens avaliados durante a coleta de dados, como largura dos vãos livres das portas, inclinação das rampas de acesso, corrimãos, alturas dos vasos sanitários, barras de apoio e altura dos lavatórios, 32 atenderam aos critérios estabelecidos pela norma vigente, correspondendo a um desempenho de 59,3. Ainda que o resultado apresente um certo avanço, são necessárias algumas melhorias para que a escola alcance um nível adequado de acessibilidade.

Abstract: This work focuses on accessibility in the school environment, with an emphasis on the inclusion of people with reduced mobility. The research was conducted at the Francisco Salles Municipal School, located in Lavras-MG, an institution that serves students with educational needs, including wheelchair users. The study sought to verify whether the schools infrastructure meets the criteria established by NBR 9050 (ABNT, 2020), a standard that regulates accessibility parameters in buildings, furniture, urban spaces, and equipment. To achieve this objective, a literature review was carried out on the historical evolution of the inclusion of people with disabilities, public accessibility policies, and the principles of Universal Design, in addition to an on-site technical survey. The methodology adopted consisted of data collection through measurements and direct observations in strategic areas of the school. The results obtained were compared with the normative parameters in order to identify conformities, non-con

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20252202110497

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Livian Kelly Emidio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo