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Título: METODOLOGIA PARA O MONITORAMENTO ESTRUTURAL EM PONTES DE CONCRETO POR MEIO DA ANÁLISE DE FUNÇÕES DE RESPOSTA EM FREQUÊNCIA

Título alternativo: METHODOLOGY FOR STRUCTURAL HEALTH MONITORING IN CONCRETE BRIDGES THROUGH THE ANALYSIS OF FREQUENCY RESPONSE FUNCTIONS

Autoria de: Steffani Moreira Santos

Orientação de: Fabio Lucio Santos

Presidente da banca: Fabio Lucio Santos

Primeiro membro da banca: Paulo Roberto Borges

Segundo membro da banca: Wisner Coimbra de Paula

Palavras-chaves: Monitoramento da integridade estrutural, funções de resposta em frequência, método estatístico, detecção de danos, ponte de concreto.

Data da defesa: 27/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 09/12/2025

Data da publicação: 09/12/2025

Referência: Santos, S. M. METODOLOGIA PARA O MONITORAMENTO ESTRUTURAL EM PONTES DE CONCRETO POR MEIO DA ANÁLISE DE FUNÇÕES DE RESPOSTA EM FREQUÊNCIA. 2025. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação experimental sobre a aplicação de métodos estatísticos na detecção de danos estruturais em uma ponte de concreto, com base na análise das funções de resposta em frequência (FRF). O estudo foi conduzido a partir de ensaios dinâmicos realizados na estrutura submetida a diferentes condições, variando desde o estado íntegro até quatro níveis progressivos de dano. As medições de aceleração foram obtidas em dois pontos distintos, permitindo avaliar a repetibilidade e a influência da posição de excitação nas respostas dinâmicas. A análise estatística foi conduzida por meio dos testes de Kruskal??Wallis e Dunn, possibilitando identificar as faixas de frequência mais sensíveis à presença de dano. Os resultados indicaram que as bandas de frequência média e alta, especialmente entre 1400 e 2200 Hz, apresentaram distinções significativas entre a estrutura íntegra e as danificadas, evidenciando a eficácia do método na detecção de alterações de rigidez. Observou-se ainda que, mesmo em faixas de baixa frequência, como entre 600 e 800 Hz no ponto B, o método demonstrou sensibilidade adequada, o que confirma sua capacidade de capturar variações estruturais em diferentes regiões do espectro. Conclui-se, portanto, que a abordagem estatística utilizada é eficiente para identificar a presença de danos em pontes de concreto, independentemente de sua severidade e da posição de excitação, mostrando-se uma ferramenta promissora para o monitoramento da integridade estrutural.

Abstract: This study presents an experimental investigation on the application of statistical methods for damage detection in a concrete bridge, based on the analysis of frequency response functions (FRFs). The research was conducted through dynamic tests on the structure under different conditions, ranging from the undamaged state to four progressive levels of damage. Acceleration measurements were obtained at two distinct points, allowing the evaluation of repeatability and the influence of the excitation position on the dynamic responses. Statistical analysis was performed using the Kruskal??Wallis and Dunn tests, enabling the identification of the frequency ranges most sensitive to the presence of damage. The results indicated that the medium and high-frequency bands, especially between 1400 and 2200 Hz, exhibited significant distinctions between the undamaged and damaged conditions, highlighting the method??s effectiveness in detecting stiffness variations. Furthermore, even at lower frequency ranges, such as between 600 and 800 Hz at point B, the method demonstrated adequate sensitivity, confirming its ability to capture structural variations across the spectrum. Therefore, it is concluded that the statistical approach employed is efficient in identifying damage in concrete bridges, regardless of its severity or excitation position, proving to be a promising tool for structural health monitoring.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20252202020836

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Steffani Moreira Santos e Universidade Federal de Lavras

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