SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA APOSTILA DIDÁTICA PARA O APOIO AO ENSINO DE CAD COM O SOFTWARE nanoCAD

Título alternativo: DEVELOPMENT OF A HANDBOOK TO SUPPORT CAD TEACHING WITH THE nanoCAD SOFTWARE

Autoria de: Matheus Silva Menali

Orientação de: Jaqueline de Oliveira Castro

Coorientação de: Lucas Henrique Pedrozo Abreu

Presidente da banca: Jaqueline de Oliveira Castro

Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu

Segundo membro da banca: João Levi Bastos Fernandes

Palavras-chaves: CAD 2D, desenho assistido por computador, desenho técnico, material didático, software CAD

Data da defesa: 09/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 15/12/2025

Data da publicação: 15/12/2025

Referência: Menali, M. S. DESENVOLVIMENTO DE UMA APOSTILA DIDÁTICA PARA O APOIO AO ENSINO DE CAD COM O SOFTWARE nanoCAD. 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma apostila didática voltada à introdução e ao uso do software nanoCAD, uma ferramenta de desenho assistido por computador (CAD) que se destaca como alternativa a outros softwares para o desenvolvimento de projetos técnicos na Engenharia Civil. A apostila foi desenvolvida por meio de uma abordagem aplicada e descritiva, estruturada de forma gradual e ilustrada, apresentando desde a ambientação inicial até comandos de edição, criação, anotação e impressão. O conteúdo foi elaborado com base na prática e em consultas à documentação oficial do nanoCAD, oferecendo aos estudantes e profissionais um material de suporte claro e acessível para a compreensão das principais funcionalidades do programa. Dessa forma, o trabalho contribui para o processo de ensino e aprendizagem em desenho técnico, promovendo autonomia e familiaridade com um ambiente CAD acessível. Ao fornecer um recurso atualizado, visual e redigido em língua portuguesa, contribuirá também

Abstract: This work aimed to develop a didactic manual focused on the introduction and use of nanoCAD software, a computer-aided design (CAD) tool that stands out as an alternative to other software for the development of technical projects in Civil Engineering. The manual was developed through an applied and descriptive approach, structured gradually and illustrated, presenting everything from initial familiarization to editing, creation, annotation, and printing commands. The content was developed based on practice and consultations with the official nanoCAD documentation, offering students and professionals clear and accessible support material for understanding the programs main functionalities. In this way, the work contributes to the teaching and learning process in technical drawing, promoting autonomy and familiarity with an accessible CAD environment. By providing an updated, visual resource written in Portuguese, it will also contribute to expanding access to technologies in academia, reinforcing

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20252202020678

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Matheus Silva Menali e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo