Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA APOSTILA DIDÁTICA PARA O APOIO AO ENSINO DE CAD COM O SOFTWARE nanoCAD
Título alternativo: DEVELOPMENT OF A HANDBOOK TO SUPPORT CAD TEACHING WITH THE nanoCAD SOFTWARE
Autoria de: Matheus Silva Menali
Orientação de: Jaqueline de Oliveira Castro
Coorientação de: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Presidente da banca: Jaqueline de Oliveira Castro
Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Segundo membro da banca: João Levi Bastos Fernandes
Palavras-chaves: CAD 2D, desenho assistido por computador, desenho técnico, material didático, software CAD
Data da defesa: 09/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 15/12/2025
Data da publicação: 15/12/2025
Referência: Menali, M. S. DESENVOLVIMENTO DE UMA APOSTILA DIDÁTICA PARA O APOIO AO ENSINO DE CAD COM O SOFTWARE nanoCAD. 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma apostila didática voltada à introdução e ao uso do software nanoCAD, uma ferramenta de desenho assistido por computador (CAD) que se destaca como alternativa a outros softwares para o desenvolvimento de projetos técnicos na Engenharia Civil. A apostila foi desenvolvida por meio de uma abordagem aplicada e descritiva, estruturada de forma gradual e ilustrada, apresentando desde a ambientação inicial até comandos de edição, criação, anotação e impressão. O conteúdo foi elaborado com base na prática e em consultas à documentação oficial do nanoCAD, oferecendo aos estudantes e profissionais um material de suporte claro e acessível para a compreensão das principais funcionalidades do programa. Dessa forma, o trabalho contribui para o processo de ensino e aprendizagem em desenho técnico, promovendo autonomia e familiaridade com um ambiente CAD acessível. Ao fornecer um recurso atualizado, visual e redigido em língua portuguesa, contribuirá também
Abstract: This work aimed to develop a didactic manual focused on the introduction and use of nanoCAD software, a computer-aided design (CAD) tool that stands out as an alternative to other software for the development of technical projects in Civil Engineering. The manual was developed through an applied and descriptive approach, structured gradually and illustrated, presenting everything from initial familiarization to editing, creation, annotation, and printing commands. The content was developed based on practice and consultations with the official nanoCAD documentation, offering students and professionals clear and accessible support material for understanding the programs main functionalities. In this way, the work contributes to the teaching and learning process in technical drawing, promoting autonomy and familiarity with an accessible CAD environment. By providing an updated, visual resource written in Portuguese, it will also contribute to expanding access to technologies in academia, reinforcing
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Matheus Silva Menali e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo