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Título: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL FIRMINO COSTA, EM LAVRAS - MG

Título alternativo: ASSESSMENT OF ENVIRONMENTAL COMFORT CONDITIONS AT THE FIRMINO COSTA STATE SCHOOL IN LAVRAS, MG

Autoria de: Thais Cristina Alves do Carmo

Orientação de: Saulo Rocha Ferreira

Presidente da banca: Saulo Rocha Ferreira

Primeiro membro da banca: Luciana Barbosa de Abreu

Segundo membro da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Palavras-chaves: Conforto ambiental, Ambiente escolar, Avaliação ambiental, Qualidade do ar, Normas técnicas

Data da defesa: 07/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 10/07/2025

Data da publicação: 10/07/2025

Referência: Carmo, T. C. A. d. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL FIRMINO COSTA, EM LAVRAS - MG. 2025. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O conforto ambiental em edificações educacionais desempenha um papel fundamental, pois está diretamente relacionado ao bem-estar, à saúde e ao desempenho acadêmico dos discentes. O presente estudo tem como objetivo avaliar as condições de conforto ambiental na Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras - MG. A pesquisa envolveu a análise de variáveis ambientais, como o conforto lumínico, acústico, térmico, a umidade relativa do ar, a velocidade do vento e a concentração de dióxido de carbono (CO????), com base em normas técnicas vigentes, como a NBR ISOCIE 8995 (ABNT, 2013), NBR 10152 (ABNT, 2017), NR 17 (Brasil, 2018), NBR 17037 (ABNT, 2023). O presente estudo foi realizado entre o inverno de 2022 e o verão de 2023, abrangendo duas estações distintas para comparação. As coletas de dados foram realizadas em um sábado, às 10h30, durante uma hora. A metodologia adotada consistiu em medições in loco de três salas de aula e na biblioteca, utilizando o aplicativo Sensor Lab e equipamentos digitais, além da aplicação de 65 questionários a discentes e servidores, com o intuito de compreender a percepção dos usuários quanto às condições de conforto no ambiente escolar. As medições indicaram que, no inverno, apenas as salas de aula B e D atenderam aos níveis de iluminância exigidos pela NBR ISOCIE 8995, com valores próximos a 300 lux. No verão, nenhum ambiente esteve em conformidade, apresentando valores máximo de 820 lux e mínimo de 208 lux. Quanto ao conforto acústico, todos os ambientes, em ambas as estações, apresentaram níveis de pressão sonora acima de 45 dB, ultrapassando os limites da NBR 10152. A respeito do conforto térmico, no inverno, a sala de aula D ficou abaixo da temperatura mínima recomendada pela NR 17, atingindo 18,4??????C. No verão, todos os ambientes superaram o limite máximo de 23??????C, atingindo 30,8??????C. A umidade relativa do ar esteve dentro dos parâmetros da NR 17, com valores superiores a 40 em todos os ambientes. A velocidade do vento excedeu o limite estabelecido pela NR 17 em ambas estações na sala de aula C, alcançando 2,80????ms no inverno e 2,64????ms no verão. A concentração de dióxido de carbono (CO????) manteve-se dentro dos padrões da NBR 17037 em todos os ambientes. Os questionários aplicados reforçaram os resultados obtidos nas medições, apontando desconforto ambiental, principalmente nos aspectos térmico e acústico. Conclui-se, portanto, que os ambientes analisados apresentaram condições favoráveis em relação às variáveis ambientais, como a umidade relativa do ar e a concentração de dióxido de carbono (CO????). Em contrapartida, apresentaram condições desfavoráveis relacionadas ao conforto acústico, lumínico, térmico e à velocidade do vento, o que pode impactar negativamente o bem-estar, além da saúde e desempenho acadêmico, reforçando a necessidade de melhorias na infraestrutura da escola.

Abstract: Environmental comfort in educational buildings plays a fundamental role, as it is directly related to students well-being, health and academic performance. The aim of this study was to assess the environmental comfort conditions in the Firmino Costa State School in Lavras - MG. The research involved analyzing environmental variables such as light, acoustic and thermal comfort, relative humidity, wind speed and carbon dioxide concentration (CO????), based on current technical standards such as NBR ISOCIE 8995 (ABNT, 2013), NBR 10152 (ABNT, 2017), NR 17 (Brazil, 2018), NBR 17037 (ABNT, 2023). This study was carried out between the winter of 2022 and the summer of 2023, covering two different seasons for comparison. Data collection took place on a Saturday at 1030 a.m. for one hour. The methodology adopted consisted of on-site measurements of three classrooms and the library, using the Sensor Lab application and digital equipment, as well as the application of 65 questionnaires to students and staff, with the aim of understanding users perception of comfort conditions in the school environment. The measurements indicated that, in winter, only classrooms B and D met the illuminance levels required by NBR ISOCIE 8995, with values close to 300 lux. In the summer, no room complied, with a maximum of 820 lux and a minimum of 208 lux. As for acoustic comfort, all the rooms in both seasons had sound pressure levels above 45 dB, exceeding the limits of NBR 10152. With regard to thermal comfort, in winter, classroom D was below the minimum temperature recommended by NR 17, reaching 18.4 ??C. In summer, all the rooms exceeded the maximum limit of 23 ??C, reaching 30.8 ??C. The relative humidity was within the parameters of NR 17, with values above 40 in all environments. Wind speed exceeded the limit set by NR 17 in both seasons in classroom C, reaching 2.80 ms in winter and 2.64 ms in summer. The concentration of carbon dioxide (CO????) remained within the NBR 17037 standards in all environments. The questionnaires applied reinforced the results obtained in the measurements, indicating environmental discomfort, especially in the thermal and acoustic aspects. It can therefore be concluded that the environments analyzed presented favorable conditions in relation to environmental variables such as relative humidity and carbon dioxide (CO????) concentration. On the other hand, they presented unfavorable conditions related to acoustic, lighting and thermal comfort and wind speed, which can negatively impact well-being, as well as health and academic performance, reinforcing the need for improvements in the schools infrastructure.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20251201921178

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thais Cristina Alves do Carmo e Universidade Federal de Lavras

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