Título: A INFRAESTRUTURA VIÁRIA DO IMPÉRIO ROMANO EXPANSÃO TERRITORIAL, ENGENHARIA E IMPACTO NO TRANSPORTE E COMÉRCIO
Título alternativo: ROAD INFRASTRUCTURE OF THE ROMAN EMPIRE TERRITORIAL EXPANSION, ENGINEERING AND IMPACT ON TRANSPORTATION AND TRADE
Autoria de: Marcelo Borges Costa
Orientação de: Paulo Roberto Borges
Presidente da banca: Paulo Roberto Borges
Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Segundo membro da banca: Augusto Lemos da Silva
Palavras-chaves: Estradas romanas, Engenharia antiga, Integração territorial, Transporte, Sustentabilidade.
Data da defesa: 08/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 11/07/2025
Data da publicação: 11/07/2025
Referência: Costa, M. B. A INFRAESTRUTURA VIÁRIA DO IMPÉRIO ROMANO EXPANSÃO TERRITORIAL, ENGENHARIA E IMPACTO NO TRANSPORTE E COMÉRCIO. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho analisa o sistema de estradas do Império Romano como um dos maiores avanços da engenharia antiga e uma ferramenta essencial para a integração territorial do império. Considerando a vasta extensão e diversidade de seu território, argumenta-se que a criação de uma rede de transporte eficiente foi fundamental para o crescimento, a coesão e a manutenção do domínio romano. A pesquisa baseia-se em fontes históricas, arqueológicas e de engenharia, examinando casos emblemáticos como a Via Ápia e a Via Augusta para ilustrar os impactos políticos, econômicos e logísticos dessa infraestrutura. O conteúdo organiza-se em oito capítulos, nos quais se apresentam a contextualização do tema, os objetivos e a metodologia, bem como a análise da expansão viária em paralelo à conquista de novos territórios. São abordadas ainda as técnicas construtivas utilizadas, como a edificação de estradas, túneis, pontes, cortes e aterros, com destaque para o uso de materiais duráveis como o basalto e a pozzolana. Avaliam-se os efeitos estratégicos dessa malha sobre a movimentação militar, o comércio, a integração econômica e a difusão cultural entre as províncias. O estudo conclui que o sistema viário romano não representou apenas um feito técnico, mas também um poderoso instrumento de controle, planejamento e organização espacial, cujas lições seguem influenciando a engenharia de transportes contemporânea. A comparação com redes modernas permite extrair aprendizados valiosos sobre sustentabilidade, eficiência e durabilidade na infraestrutura viária.
Abstract: This study analyzes the Roman Empires road system as one of the greatest achievements of ancient engineering and an essential tool for territorial integration. Considering the vast and diverse extent of the empire, it is argued that the creation of an efficient transportation network was fundamental for Romes growth, cohesion, and sustained dominance. The research draws on historical, archaeological, and engineering sources, examining emblematic cases such as the Via Appia and Via Augusta to illustrate the political, economic, and logistical impacts of this infrastructure. The content is organized into eight chapters, presenting the context, objectives, and methodology of the study, followed by an analysis of how road expansion paralleled territorial conquest. Roman construction techniques are addressed, including roads, tunnels, bridges, cuts, and embankments, with emphasis on the use of durable materials such as basalt and pozzolana. The study evaluates the strategic effects of the network on military movement, commerce, economic integration, and cultural diffusion across the provinces. It concludes that the Roman road system was not only a technical feat but also a powerful instrument of control, planning, and spatial organization, whose lessons continue to influence contemporary transport engineering. Comparisons with modern transport networks allow the extraction of valuable insights regarding sustainability, efficiency, and durability in road infrastructure.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcelo Borges Costa e Universidade Federal de Lavras
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