Título: Greening the grey Aplicação da ecoengenharia à infraestruturas costeiras e portuárias
Título alternativo: Greening the grey Application of eco-engineering to coastal and harbour infrastructures
Autoria de: Maria Luiza Carvalho Monteiro
Orientação de: Saulo Rocha Ferreira
Coorientação de: Manuel Teixeira Braz César
Presidente da banca: Débora Rodrigues de Sousa Macanjo Ferreira
Primeiro membro da banca: Saulo Rocha Ferreira
Segundo membro da banca: Flora Cristina Meireles Silva
Palavras-chaves: greening the grey, soluções baseadas na natureza, ecoengenharia, infraestruturas portuárias, biodiversidade
Data da defesa: 10/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 14/07/2025
Data da publicação: 14/07/2025
Referência: Monteiro, M. L. C. Greening the grey Aplicação da ecoengenharia à infraestruturas costeiras e portuárias. 2025. 112 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Esta pesquisa investiga a aplicação de soluções baseadas na natureza em infraestruturas portuárias como estratégia para promover a sustentabilidade ambiental em ambientes costeiros tradicionalmente artificializados. Num cenário de aquecimento global, elevação do nível do mar e aumento da frequência de fenómenos climáticos extremos, especialmente em áreas costeiras urbanizadas, analisou-se a aplicabilidade dessas soluções nos portos comerciais de Portugal. Tais abordagens alinham-se às metas europeias e globais de desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade, pois contribuem para mitigar impactos de dragagens, recuperar habitats degradados, favorecer a biodiversidade marinha e proteger zonas costeiras contra galgamentos e inundações. A pesquisa fundamenta-se no conceito greening the grey, oriundo da ecoengenharia, que propõe a incorporação de princípios ecológicos ao ambiente duro das infraestruturas urbanas. A metodologia consistiu na seleção de seis técnicas aplicáveis a portos, identificadas por meio de revisão na base Scopus e no site da EcoShape, seguida da análise de 26 portos comerciais em Portugal continental e nas regiões autónomas, com base em parâmetros físicos, operacionais e ambientais. Os resultados indicam que três das técnicas, incluindo duas voltadas à promoção da biodiversidade e uma à proteção costeira, demonstraram aplicabilidade em pelo menos 19 portos, devido à sua viabilidade técnica e econômica. As demais técnicas, com exigências mais específicas, foram consideradas viáveis em um número mais restrito de portos. Ainda assim, todos os portos analisados apresentaram potencial para a adoção de pelo menos duas soluções. A pesquisa contribui com subsídios para estudos futuros voltados à implementação dessas técnicas pelas autoridades portuárias e fomenta a integração de soluções baseadas na natureza em infraestruturas portuárias rígidas.
Abstract: This research investigates the application of nature-based solutions in port infrastructures as a strategy to promote environmental sustainability in traditionally artificialized coastal environments. In a scenario of global warming, rising sea levels and increased frequency of extreme weather events, especially in urbanised coastal areas, the applicability of these solutions in Portugal????????s commercial ports was analysed. These approaches are in line with European and global goals for sustainable development and biodiversity conservation, as they help to mitigate the impacts of dredging, restore degraded habitats, favour marine biodiversity and protect coastal areas from overtopping and flooding. The research is based on the concept of ????greening the grey????????, derived from eco-engineering, which proposes the incorporation of ecological principles into the hard environment of urban infrastructures. The methodology consisted of selecting six techniques applicable to ports, identified through a review of the Scopus database and the EcoShape website, followed by an analysis of 26 commercial ports in mainland Portugal and the autonomous regions, based on physical, operational and environmental parameters. The results indicate that three of the techniques, including two aimed at promoting biodiversity and one at coastal protection, have demonstrated applicability in at least 19 ports, due to their technical and economic viability. The other techniques, with more specific requirements, were considered viable in a smaller number of ports. Even so, all the ports analysed showed potential for adopting at least two solutions. The research contributes to future studies aimed at the implementation of these techniques by port authorities and encourages the integration of nature-based solutions into rigid port infrastructures.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Inglês
Código da língua do conteúdo: eng
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Luiza Carvalho Monteiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo