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Título: ANÁLISE NUMÉRICA MECÂNICISTA DE PLACA DE CONCRETO SIMPLES ESTUDO DE CASO NA BR 101PB

Título alternativo: MECHANICAL NUMERICAL ANALYSIS OF A PLAIN CONCRETE SLAB A CASE STUDY ON BR 101PB

Autoria de: Tatiana de Paula Alves dos Santos

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Coorientação de: Rafael Santos de Moraes

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Rafael Santos de Moraes

Segundo membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu

Palavras-chaves: pavimento rígido, análise estrutural, Método dos Elementos Finitos, tensão, deformação

Data da defesa: 01/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 14/07/2025

Data da publicação: 14/07/2025

Referência: Santos, T. d. P. A. d. ANÁLISE NUMÉRICA MECÂNICISTA DE PLACA DE CONCRETO SIMPLES ESTUDO DE CASO NA BR 101PB. 2025. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Atualmente, um dos principais desafios da infraestrutura de transporte rodoviária no Brasil é a correlação entre investimento governamental, conhecimento técnico e qualidade das vias. Nesse contexto, a pavimentação rígida tem se destacado ao apresentar vantagens a longo prazo mais significativas que a pavimentação asfáltica em termos de durabilidade, conforto e segurança. Diante disso, tornou-se necessário pesquisa e desenvolvimento acadêmicos direcionados a esse tipo de estrutura. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo do comportamento estrutural de uma placa de concreto simples aplicada a um trecho da BR-101, no estado da Paraíba. Com o auxílio do software EverFE 2.26, fundamentado no Método dos Elementos Finitos (MEF), modelou-se uma estrutura de pavimento rígido para avaliar o comportamento estrutural da placa sob diferentes posições de carregamento veicular. Para isso, foram considerados parâmetros reais do projeto executivo da rodovia, incluindo propriedades mecânicas do concreto, dados de tráfego e configurações geométricas da pista. A metodologia contemplou a simulação do comportamento da placa de concreto simples individualmente e em conjunto, com cargas aplicadas em três posições diferentes centro, borda e canto. Para cada caso, analisaram-se tensões de tração e compressão, bem como as deformações verticais resultantes. Os resultados obtidos indicaram que a posição da carga influencia diretamente na distribuição das tensões e deformações, sendo a borda e o canto as regiões mais críticas em termos de tração devido à ausência de apoios. Concluiu-se que a modelagem numérica é uma ferramenta eficaz para a compreensão do comportamento estrutural de pavimentos rígidos, permitindo maior precisão na avaliação de desempenho e contribuindo para a otimização do projeto e o aumento da vida útil do pavimento.

Abstract: Currently, one of the main challenges in road transportation infrastructure in Brazil is the correlation between government investment, technical knowledge, and the quality of roadways. . In this context, rigid pavement has stood out for offering more significant longterm advantages compared to asphalt pavement, particularly in terms of durability, comfort, and safety. Therefore, it has become essential to increase academic research and development focused on this type of pavement structure. This study aims to analyze the structural behavior of a plain concrete slab applied to a section of the BR-101 highway, in the state of Paraíba. Using EverFE 2.26 software, based on the Finite Element Method (FEM), a rigid pavement structure was modeled to evaluate the structural behavior of the slab under different vehicular loading positions. For this, real parameters from the highway??s executive project were considered, including the mechanical properties of the concrete, traffic data, and geometric configurations of the road. The methodology included the simulation of the behavior of the plain concrete slab individually and jointly, with loads applied in three different positions center, edge, and corner. For each case, tensile and compressive stresses were analyzed, as well as the resulting vertical deformations. The results showed that the load position directly affects the distribution of stresses and deformations, with the edge and corner regions being the most critical in terms of tensile stress due to the absence of supports. It is was concluded that numerical modeling is an effective tool for understanding the structural behavior of rigid pavements, enabling more accurate performance assessments and contributing to project optimization and extended pavement service life.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20251201720822

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tatiana de Paula Alves dos Santos e Universidade Federal de Lavras

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