Título: ANÁLISE DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA E SOLUÇÕES VIÁVEIS PARA IMPLANTAÇÃO DE VIAS EM LOTEAMENTO ACIDENTADO
Título alternativo: EARTHMOVING ANALYSIS AND VIABLE SOLUTIONS FOR IMPLEMENTATION OF ROADS IN ACCIDENT SUBDITIONS
Autoria de: Caio Silva Ribeiro de Almeida
Orientação de: Paulo Roberto Borges
Presidente da banca: Paulo Roberto Borges
Primeiro membro da banca: Maykmiller Carvalho Rodrigues
Segundo membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Palavras-chaves: Movimentação, Corte, Aterro, Implantação, Terrenos
Data da defesa: 05/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 13/02/2025
Data da publicação: 13/02/2025
Referência: Almeida, C. S. R. d. ANÁLISE DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA E SOLUÇÕES VIÁVEIS PARA IMPLANTAÇÃO DE VIAS EM LOTEAMENTO ACIDENTADO. 2025. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O estudo foca na análise da movimentação de terra e na definição de soluções viáveis para a implantação de vias em loteamentos localizados em terrenos acidentados, com aplicação prática no empreendimento Amparo Centro Comercial e Industrial, em Santo Antônio do Amparo-MG. Buscou-se determinar os volumes de corte e aterro necessários, avaliar alternativas técnicas para adequação das vias ao relevo e propor soluções sustentáveis que minimizem custos e impactos ambientais. A análise incluiu o traçado de perfis longitudinais e transversais utilizando o software AutoCAD e o cálculo de volumes de movimentação de terra com base nas cotas de estacas distribuídas ao longo do eixo das vias. Os dados obtidos foram organizados em tabelas no Excel, possibilitando uma avaliação detalhada dos volumes movimentados. Além disso, o trabalho abordou medidas para a estabilização de taludes, o uso de muros de arrimo e o reaproveitamento de materiais provenientes das escavações. A utilização do AutoCAD para o traçado dos perfis e a organização dos dados no Excel permitiu não apenas uma visualização clara da movimentação de terra, mas também a identificação de trechos críticos que demandam ajustes no projeto geométrico. Assim, o estudo reforça a importância do planejamento detalhado na etapa de implantação, garantindo a viabilidade técnica, econômica e ambiental do loteamento.
Abstract: The study focuses on the analysis of earth movement and the definition of viable solutions for the implementation of roads in subdivisions located on hilly terrain, with practical application in the Amparo Centro Comercial and Industrial project, in Santo Antônio do Amparo-MG. The aim was to determine the necessary cutting and filling volumes, evaluate technical alternatives to adapt the roads to the relief and propose sustainable solutions that minimize costs and environmental impacts. The analysis included the drawing of longitudinal and transversal profiles using AutoCAD software and the calculation of earth movement volumes based on the heights of piles distributed along the axis of the roads. The data obtained was organized into Excel tables, enabling a detailed assessment of the volumes moved. Furthermore, the work addressed measures for stabilizing slopes, the use of retaining walls and the reuse of materials from excavations. The use of AutoCAD to draw profiles and organize data in Excel allowed not only a clear visualization of earth movement, but also the identification of critical sections that require adjustments to the geometric design. Thus, the study reinforces the importance of detailed planning in the implementation stage, ensuring the technical, economic and environmental viability of the subdivision.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caio Silva Ribeiro de Almeida e Universidade Federal de Lavras
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