Título: APLICAÇÃO DE EMULSÃO ASFÁLTICA E FENO NA ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES DE MINERAÇÃO ESTUDO DE CASO DA MINA DE PELA EMA
Título alternativo: APPLICATION OF ASPHALT EMULSION AND HAY IN THE STABILIZATION OF MINING SLOPES CASE STUDY OF THE PELA EMA MINE
Autoria de: Gabrielle Maia de Oliveira
Orientação de: Yago Isaias da Silva Borges
Presidente da banca: Yago Isaias da Silva Borges
Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Candido
Segundo membro da banca: Gabriel Raykson Matos Brasil de Araújo
Palavras-chaves: mineração, erosão, taludes, emulsão, feno
Data da defesa: 07/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 11/02/2025
Data da publicação: 11/02/2025
Referência: Oliveira, G. M. d. APLICAÇÃO DE EMULSÃO ASFÁLTICA E FENO NA ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES DE MINERAÇÃO ESTUDO DE CASO DA MINA DE PELA EMA. 2025. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O trabalho investiga a aplicação de emulsão asfáltica à base de água combinada com feno como uma alternativa sustentável e eficaz para a estabilização temporária de taludes em áreas de mineração. O estudo foi conduzido na zona rural de Minaçu, Goiás, em um contexto de necessidade emergencial para controle de erosão temporário em uma pilha de solo resultante de atividades de mineração de terras raras. A metodologia incluiu etapas de preparação do solo, aplicação da emulsão asfáltica e adição do feno como cobertura inerte. A emulsão formou uma camada impermeável, reduzindo a ação de agentes erosivos, enquanto o feno contribuiu para a proteção física contra chuvas e ventos, dissipou a energia das gotas de chuva, reduziu a velocidade do escoamento superficial e auxiliou na retenção de sedimentos. Além disso, a biodegradabilidade do feno favoreceu a regeneração natural do ambiente, promovendo a formação de matéria orgânica inicial. Os resultados indicaram que a técnica está sendo uma alternativa viável e eficiente em comparação com métodos tradicionais quando se trata de controle temporário de erosão. Embora a hidrossemeadura tenha menor custo, a ausência de infraestrutura especializada e o tempo de germinação necessário para sua eficácia inviabilizou sua aplicação no local. O concreto projetado, por sua vez, apresentou custos significativamente mais altos, além de exigir maior complexidade operacional. A solução de emulsão asfáltica com feno destacou-se pela simplicidade, rapidez na execução e menor demanda de mão de obra e equipamentos especializados, sendo eficaz em regiões remotas e cenários emergenciais. Do ponto de vista ambiental, a emulsão à base de água demonstrou baixa toxicidade e ausência de emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs). Conclui-se que a técnica de estabilização apresentada é uma solução prática, econômica e ambientalmente sustentável para o controle temporário de erosão em taludes, representando uma alternativa promissora para áreas mineradas que necessitam de intervenções rápidas e eficazes. Considerando a escassez de literatura e pesquisas específicas sobre o tema, este estudo preenche uma importante lacuna ao avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental dessa abordagem. Os resultados iniciais demonstraram o potencial da técnica, mas evidenciam a necessidade de investigações mais aprofundadas para explorar sua aplicação em diferentes contextos geotécnicos e regiões. Assim, o estudo serve como base para futuras pesquisas e incentiva a implementação dessa solução em outros locais.
Abstract: The study investigates the application of water-based asphalt emulsion combined with hay as a sustainable and effective alternative for the temporary stabilization of slopes in mining areas. The research was conducted in the rural area of Minaçu, Goiás, in an emergency context requiring temporary erosion control for a soil pile resulting from rare earth mining activities. The methodology included steps such as soil preparation, application of asphalt emulsion, and the addition of hay as an inert cover. The emulsion formed an impermeable layer, reducing the action of erosive agents, while the hay contributed to physical protection against rain and wind, dissipated the energy of raindrops, reduced the velocity of surface runoff, and helped retain sediments. Additionally, the biodegradability of the hay favored the natural regeneration of the environment, promoting the formation of initial organic matter. The results indicated that the technique is a viable and efficient alternative compared to traditional methods for temporary erosion control. Although hydroseeding is less costly, the absence of specialized infrastructure and the time required for germination to achieve its effectiveness rendered its application unfeasible in the study area. Shotcrete, on the other hand, showed significantly higher costs and required greater operational complexity. The solution of asphalt emulsion combined with hay stood out for its simplicity, speed of execution, and lower demand for labor and specialized equipment, making it effective in remote regions and emergency scenarios. From an environmental perspective, the water-based emulsion demonstrated low toxicity and the absence of emissions of volatile organic compounds (VOCs). It is concluded that the stabilization technique presented is a practical, economical, and environmentally sustainable solution for temporary erosion control on slopes, representing a promising alternative for mined areas requiring quick and effective interventions. Considering the scarcity of literature and specific research on the subject, this study fills an important gap by assessing the technical, economic, and environmental feasibility of this approach. The initial results demonstrated the potential of the technique but highlighted the need for further investigations to explore its application in different geotechnical contexts and regions. Thus, the study serves as a foundation for future research and encourages the implementation of this solution in other locations.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabrielle Maia de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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