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Título: INFLUÊNCIA DA FORMA DE CÁLCULO DO TREM TIPO RODOVIÁRIO NO CÁLCULO DAS ARMADURAS LONGITUDINAL E TRANSVERSAL DA LONGARINA DE UMA PONTE

Autoria de: Nathan Pavan Campani

Orientação de: Wisner Coimbra de Paula

Presidente da banca: Wisner Coimbra de Paula

Primeiro membro da banca: Igor José Mendes Lemes

Segundo membro da banca: Rafael Santos de Moraes

Palavras-chaves: Pontes, Concreto armado, Engesser-Courbon, Trem-Tipo, Homogeneização

Data da defesa: 23/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Campani, N. P. INFLUÊNCIA DA FORMA DE CÁLCULO DO TREM TIPO RODOVIÁRIO NO CÁLCULO DAS ARMADURAS LONGITUDINAL E TRANSVERSAL DA LONGARINA DE UMA PONTE. 2024. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Pretendeu-se neste trabalho realizar o estudo de uma ponte rodoviária composta por cinco longarinas dispostas na seção transversal da ponte. Para contornar o problema da hiperestaticidade da seção transversal, devido ao número de longarinas, foi aplicado o método simplificado de Engesser-Courbon a fim de encontrar a linha de distribuição de cargas para a longarina em estudo e identificar as situações de carregamento mais críticas para a mesma. No cálculo foi utilizado o veículo-tipo não homogeneizado TB450 definido pela NBR 7188 (ABNT, 2013) onde o mesmo foi colocado em duas situações distintas para determinação do trem-tipo, em um primeiro momento foi calculado o trem-tipo sem a homogeneização do veículo tipo e, na sequência, calculou-se o trem-tipo para o veículo-tipo homogeneizado. Para cada configuração de trem-tipo foram determinados os esforços de cisalhamento e flexão simples para carga móvel, assim como os esforços devido aos carregamentos permanentes e avaliou-se o impacto no dimensionamento das armaduras para cada método. Dessa forma, observou-se que, apesar das diferenças entre os métodos analisados, os valores das solicitações obtidas foram muito próximos. Isso resultou em áreas de aço praticamente iguais, e, ao converter essas áreas para o número de barras necessárias, o dimensionamento final foi idêntico para ambos os casos. Desta forma foi possível concluir que ambos os métodos, apesar de possuírem suas diferenças na determinação do trem-tipo, apresentam resultados semelhantes sendo indiferente qual método escolher para o dimensionamento das longarinas.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20241201920726

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathan Pavan Campani e Universidade Federal de Lavras

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