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Título: ESTABILIZAÇÃO DE UM SOLO RESIDUAL UTILIZANDO CAL

Autoria de: Gabriel Rodrigues Angelo

Orientação de: Andre Geraldo Cornelio Ribeiro

Coorientação de: Joice Sthefanie Lourenço Teixeira

Presidente da banca: Andre Cornelio Ribeiro

Primeiro membro da banca: Joice Sthefanie Lourenço Teixeira

Segundo membro da banca: Priscila Carolaine Barros

Palavras-chaves: ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA, CAL, RESISTÊNCIA MECÂNICA, SOLO, CARACTERIZAÇÃO

Data da defesa: 22/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Angelo, G. R. ESTABILIZAÇÃO DE UM SOLO RESIDUAL UTILIZANDO CAL. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Na engenharia, para atender critérios de projetos desejados, são feitos diversos estudos e pesquisas de métodos eficazes para otimizar processos, dentre eles, a melhoria das propriedades do solo se destaca, devido a este ser um material fundamental em obras civis. O objetivo deste trabalho foi estudar a estabilização química de um solo proveniente de uma estrada vicinal da UFLA, utilizando cal, para avaliar seu comportamento mecânico e a viabilidade na utilização em estradas não pavimentadas. Após a coleta de amostra de solo foram realizados os ensaios de caracterização (granulometria, densidade real dos grãos, umidade e limites de consistência). Em seguida foi definido o tipo de cal a ser utilizada na estabilização e as dosagens de acordo com a literatura, onde optou-se por usar a cal (CHI), que alcança maiores resistências mecânicas por ser mais pura. Foram realizados os ensaios de compactação do solo natural e solo com 2, 4 e 6 de CHI. O ensaio de compressão simples não confinada do solo, também foi feito para o solo natural e para as misturas solo-cal, deixando as amostras em uma cura de 3 dias para conferir um acréscimo de resistência. Após a realização de todos os ensaios, foi analisado que a adição de CHI ao solo conferiu melhora na resistência mecânica, aumentando de 144 N referente ao solo natural para 328,8 N referente ao solo com 6 de CHI. A deformação axial das misturas solo-cal cresceu de acordo com o aumento de porcentagem de cal e no ensaio de compactação houve redução da densidade seca máxima com o aumento das porcentagens e CHI. O solo com adição de 4 de CHI obteve a maior tensão resistente devido a deformação e carga resistente.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20241201910955

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Rodrigues Angelo e Universidade Federal de Lavras

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