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Título: INFLUÊNCIA DE ADITIVOS NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE SOLOS NA PAVIMENTAÇÃO UMA REVISÃO

Autoria de: Luiz Gustavo de Carvalho Cherfen

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu

Segundo membro da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Palavras-chaves: classificação de solos, solo-cimento, solo-cal, solo-escória, soil

Data da defesa: 12/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 16/08/2024

Data da publicação: 16/08/2024

Referência: Cherfen, L. G. d. C. INFLUÊNCIA DE ADITIVOS NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE SOLOS NA PAVIMENTAÇÃO UMA REVISÃO. 2024. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O transporte rodoviário no Brasil tem grande influência no seu desenvolvimento econômico, sendo responsável por grande parte do tráfego de cargas e pessoas. Entretanto, a qualidade das vias usualmente é comprometida, devido aos altos custos de manutenção e ampliação, além da crescente frota de veículos. Dito isso, verifica-se a necessidade de garantir um bom funcionamento do setor rodoviário, dando a devida atenção ao dimensionamento, escolha de materiais e execução do projeto. A princípio, busca-se utilizar o solo disponível no local da obra, mas nem sempre suas classificações são compatíveis com os requisitos geotécnicos. Nestes casos, recomenda-se a utilização de aditivos no solo para melhorar suas propriedades mecânicas e, consequentemente, o desempenho do pavimento, sem comprometer a viabilidade econômica. Este trabalho tem como objetivo avaliar estudos realizados sobre classificação e uso de aditivos em solos de pavimentação e determinar quais tiveram os resultados mais satisfatórios de resistência à compressão simples em comparação ao solo convencional. Com isso, espera-se contribuir definindo alternativas eficazes para tornar as vias mais duráveis, econômicas e seguras. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica, pesquisando textos relevantes sobre sistemas de classificação de solo e adição de materiais complementares ao solo natural. Os resultados obtidos foram satisfatórios para todos os aditivos estudados, sendo o cimento o estabilizador mais eficaz na maioria dos tipos de solo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20241201610791

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiz Gustavo de Carvalho Cherfen e Universidade Federal de Lavras

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