Título: APROVEITAMENTO DO RESÍDUO PAPELEIRO DA INDÚSTRIA DE CIMENTO COMO REFORÇO EM COMPÓSITOS DE MATRIZ DE GESSO
Autoria de: Bruna de Castro Simao Viana
Orientação de: Jose Benedito Guimaraes Junior
Presidente da banca: José Benedito Guimarães Júnior
Primeiro membro da banca: Carolina Aparecida dos Santos
Segundo membro da banca: Daniella Dutra Carneiro
Palavras-chaves: materiais compósitos, resíduos lignocelulósicos, embalagem de cimento, propriedades físicas, propriedades mecânicas
Data da defesa: 08/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 18/12/2023
Data da publicação: 18/12/2023
Referência: Viana, B. d. C. S. APROVEITAMENTO DO RESÍDUO PAPELEIRO DA INDÚSTRIA DE CIMENTO COMO REFORÇO EM COMPÓSITOS DE MATRIZ DE GESSO. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A indústria da construção civil desempenha um importante papel no progresso econômico e social do país, porém também é notório que a mesma apresenta um impacto significativo e prejudicial ao meio ambiente, principalmente no que tange aos resíduos da construção civil, como as embalagens de cimento, que são descartadas de maneira incorreta e em grandes quantidades. Diante desse cenário, a utilização de materiais lignocelulósicos como reforço em materiais compósitos a base de gesso é uma alternativa vantajosa visto que promove a sustentabilidade através da reutilização de resíduos gerados pelo setor da construção civil. Sendo assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a viabilidade da utilização do resíduo papeleiro da indústria de cimento como reforço em compósitos de matriz de gesso através da avaliação de suas propriedades físicas e mecânicas como umidade na base seca, densidade, absorção de água, condutividade térmica, isolamento acústico e resistência à flexão e compressão . As proporções utilizadas para a incorporação dos reforços foram de 0, 2,5, 5,0, 7,5 e 10, em substituição ao gesso. Seis corpos de prova foram utilizados para cada tipo de tratamento no ensaio de flexão, moldados em formas MDF de 40 x 40 x 160 mm. Para o ensaio mecânico de compressão, ensaios térmico e acústico e ensaios físicos de densidade, umidade e absorção, foram utilizadas três amostras de cada tratamento, com dimensões de 40x40x40 mm. A composição química do resíduo de embalagem foi analisada para determinar os teores de extrativos totais, cinzas, lignina e holocelulose. Diferentes quantidades de resíduos resultaram em uma redução na densidade aparente do compósito e um aumento na absorção de água. O teste de umidade não mostrou diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos. Em relação às propriedades mecânicas, a inclusão de resíduos reduziu as resistências à flexão e compressão, mas ambas ainda atenderam aos requisitos normativos. A condutividade térmica diminuiu ao longo dos tratamentos, indicando melhoria no compósito, assim como o teste de isolamento acústico, que mostrou reduções notáveis e variações entre os tratamentos a partir de 1000 Hz. Portanto, através dos resultados obtidos nesse estudo pode-se afirmar que resíduos lignocelulósicos são opções viáveis para criar materiais inovadores, especialmente para uso na construção civil, como revestimento, painéis acartonados, placas de forro, blocos de gesso, entre outros.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna de Castro Simao Viana e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo