Título: ANÁLISE QUALITATIVA DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTO ASFÁLTICO PELA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE GRAVIDADE GLOBAL
Autoria de: Enrico Barbosa Villela
Orientação de: Paulo Roberto Borges
Presidente da banca: Paulo Roberto Borges
Primeiro membro da banca: Victor Buono da Silva Baptista
Segundo membro da banca: Jose Benedito Guimaraes Junior
Palavras-chaves: Índice de Gravidade Global, Patologias, Pavimento Flexível, Qualidade, Engenharia Civil
Data da defesa: 13/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 20/12/2023
Data da publicação: 20/12/2023
Referência: Villela, E. B. ANÁLISE QUALITATIVA DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTO ASFÁLTICO PELA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE GRAVIDADE GLOBAL. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Esta pesquisa se refere a análise qualitativa de superfície de pavimento asfáltico pela determinação do índice de gravidade global, sobretudo levando em conta a relevância da pavimentação das rodovias para assegurar qualidade, conforto e segurança aos usuários. A importânciado estudo está pautada na disseminação de informações específicas para aprimorar o conhecimento de engenheiros civis e outros profissionais que atuam diretamente com a pavimentação asfáltica. O objetivo geral do trabalho foi efetivar uma análise visual e funcional do pavimento da rodovia BR-265, especificamente no trecho Fernão Dias considerando a entrada de Lavras-MG a partir da Metodologia do Índice de Gravidade Global (IGG) junto aos seus estudos complementares. O estudo foi constituído por uma pesquisa bibliográfica qualitativa, e houve a complementação com um estudo de caso para avaliar a superfície de pavimentação do trecho supracitado. Os principais resultados destacam que, a pavimentação asfáltica é um elemento muito relevante para os usuários, e o método IGG detém grande importância no que diz respeito à exposição mais clara sobre a qualidade da via juntamente as suas funcionalidades. Conclui-se que, o trecho analisado apresentou o IGG com conceitos ruins e péssimos, demonstrando certa precariedade da via em função de sua usabilidade, de modo que é preciso implementar reparos com urgência para garantir uma boa condição de uso e segurança.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Enrico Barbosa Villela e Universidade Federal de Lavras
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