Título: USO DE MÓDULO GEOGRÁFICO PARA VISUALIZAÇÃO, ANÁLISE E AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS
Autoria de: Guilherme Willian dos Santos Ribeiro
Orientação de: Gilberto Coelho
Coorientação de: Sarita Soraia de Alcântara Laudares
Presidente da banca: Gilberto Coelho
Primeiro membro da banca: João Antônio Nogueira Reis
Segundo membro da banca: Jaqueline Isabel de Souza
Palavras-chaves: Geotecnologias, Gestão de Riscos, Monitoramento Ambiental, Sistemas de Informação Geográfica, SNISB
Data da defesa: 07/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 19/12/2023
Data da publicação: 19/12/2023
Referência: Ribeiro, G. W. d. S. USO DE MÓDULO GEOGRÁFICO PARA VISUALIZAÇÃO, ANÁLISE E AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: As barragens foram de suma importância para o desenvolvimento humano e seguem sendo importantes por estarem diretamente ligadas com a geração de energia elétrica, abastecimento de água, controle de enchentes, navegação, contenção de rejeitos, saneamento e irrigação. Porém são obras de alto risco devido à possibilidade de ruptura que podem gerar enormes tragédias e causar perdas em diversos aspectos, como humanas, materiais, ambientais, dentre tantas outras. Para garantir a segurança é crucial fiscalizar as numerosas barragens no país, considerando suas diversas condições de conservação e os riscos associados a possíveis rupturas, o que se torna um desafio significativo. Diante disso, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmaram um Termo de Execução Descentralizada (TED, com um eixo focado em Segurança de Barragens. Para isso foi criado um Módulo Geográfico para visualizar e analisar as barragens existentes no Brasil, auxiliando assim na tomada de decisões sobre a segurança das mesmas. Para desenvolvimento, foram utilizadas três inovações tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial (IA) NLP (Processamento de Linguagem Natural) para extrair informações e criar bancos de dados, ML (Aprendizado de Máquina) para analisar consistências e conformidades nos dados, e RPA (Automação de Processos Robóticos) para verificação e classificação de documentos segundo critérios pré-estabelecidos. Depois que os dados foram verificados partiu-se para a criação do mapa interativo com o ArcGIS Online. Com esse Módulo Geográfico será possível visualizar diversas informações das mais de vinte e cinco mil barragens cadastradas, como o dano potencial de uma barragem, categoria de risco, dentre outras, e isso o torna uma excelente ferramenta para garantir a segurança de nossas barragens.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme Willian dos Santos Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo