Título: DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE UMA ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CORTINA DE ESTACAS
Título alternativo: SIZING AND ANALYSIS OF A PILE CURTAIN CONTAINMENT STRUCTURE
Autoria de: Rafael Mendes de Melo
Orientação de: Eduardo Souza Candido
Presidente da banca: Eduardo Souza Cândido
Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges
Palavras-chaves: Dimensionamento Geotécnico, Cortina de estacas, Empuxo do Solo, Ficha Mínima, Análise de Estabilidade
Data da defesa: 11/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 20/12/2023
Data da publicação: 20/12/2023
Referência: Melo, R. M. d. DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE UMA ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CORTINA DE ESTACAS. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A implantação de estruturas de contenção é cada vez mais comum, em virtude da crescente verticalização das cidades e necessidade de aproveitamento da maior área útil possível. Desta forma, as cortinas es estacas são cada vez mais implantadas em áreas urbanas devido a sua facilidade de execução e a menor magnitude de deslocamentos provocados na estrutura, quando comparadas a outros tipos de estruturas de contenção. Nesse contexto, objetivou-se a elaboração do dimensionamento geotécnico de uma cortina de estacas espaçadas e análise da estabilidade do talude após a implantação da estrutura. Para tanto, utilizou-se da metodologia de Rankine para definição das tensões atuantes na estrutura, e o método de Blum para definição da ficha mínima necessária de embutimento da estaca no solo. Para as análises de estabilidade, considerou-se os métodos de Bishop, Morgenstern-Price e Spencer, por meio de superfícies circulares e não-circulares, antes e após a implantação das cortinas, de modo a avaliar a necessidade de implantação de contenção e a estabilidade do talude com a implantação da cortina, respectivamente. Realizou-se o cálculo do dimensionamento estrutural pelo software GEO5 2021, e posteriormente foi conferido o resultado dos esforços internos, através do programa Ftool. Definiu-se que a cortina de estacas deve ter profundidade de 12,50 metros, espaçamento de 3,00 metros entre estacas e diâmetro de 1,00 metro em cada uma das estacas, além de 28 armaduras longitudinais de 20 mm e armaduras transversais espaçadas em 5 cm com diâmetro de 8 mm, e cobrimento das armaduras de 30 mm. Na análise de estabilidade do talude pré-implantação da cortina de estacas, obteve-se um fator de segurança mínimo no valor de 0,61 já para a análise de estabilidade do talude pós-implantação, resultou-se em um fator de segurança mínimo no valor de 3,07. O custo total de material, mobilização e transporte foi de R 142.564,64. Constatou-se a importância das investigações de campo e consolidação de parâmetros serem realizada de maneira assertiva, além de olhar crítico e atenção na consideração das variáveis que englobam um dimensionamento bem estruturado.
Abstract: The implementation of containment structures is increasingly common, due to the growing verticalization of cities and the need to use the largest possible usable area. This In this way, stake curtains are increasingly implemented in urban areas due to their ease of execution and the lowest magnitude of displacements caused in the structure, when compared to other types of containment structures. In this context, the aim was to develop geotechnical design of a curtain of spaced piles and stability analysis of the slope after the structure is installed. To this end, Rankines methodology was used to define the tensions acting on the structure, and the Blum method to define the plug minimum necessary for embedding the pile in the ground. For stability analyses, the Bishop, Morgenstern-Price and Spencer methods were considered, using surfaces circular and non-circular, before and after the implementation of the curtains, in order to evaluate the need to implement containment and the stability of the slope with th
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael Mendes de Melo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo