Título: COMPARATIVO ENTRE METODOS NORMATIVOS PARA AVALIAÇÃO DE EFEITOS DE SEGUNDA ORDEM EM PILARES DE CONCRETO ARMADO
Autoria de: Leonardo Macedo Peterle
Orientação de: Igor Jose Mendes Lemes
Presidente da banca: Ígor José Mendes Lemes
Primeiro membro da banca: Luís Eduardo Silveira Dias
Segundo membro da banca: Rafael Cesário Barros
Palavras-chaves: Efeitos de 2ª ordem, Método do pilar-padrão com curvatura aproximada, Método do pilar-padrão com rigidez aproximada, Índice de Esbeltez, Pilares
Data da defesa: 15/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 18/12/2023
Data da publicação: 18/12/2023
Referência: Peterle, L. M. COMPARATIVO ENTRE METODOS NORMATIVOS PARA AVALIAÇÃO DE EFEITOS DE SEGUNDA ORDEM EM PILARES DE CONCRETO ARMADO . 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A construção civil é responsável por garantir a infraestrutura dos mais diversos setores. Ao longo dos anos as necessidades da sociedade foram se tornando cada vez mais criteriosas e complexas, exigindo projetos que sejam economicamente viáveis, atendam prazos estipulados, se ajustando a estética, e que garantam segurança. Para que esse resultado seja atingido, o mercado oferece diversas tipologias estruturais, dentre elas o concreto armado é uma das soluções mais empregadas, principalmente no Brasil. Os pilares em concreto armado são comumente submetidos a momentos fletores e esforço normal de compressão, causando então flexão composta normal ou flexão composta oblíqua na peça. A aplicação desses esforços podem estar associados a excentricidades que resultam em efeitos de primeira e segunda ordem, os quais devem ser avaliados para a garantia de segurança da estrutura. As normas exigem algumas limitações de utilização dos métodos aproximados, além de apontar situações as quais o efeito de segunda ordem pode ser desconsiderado ou não deve ser utilizado, fazendo a obrigatoriedade do uso do método exato. As literaturas raramente descrevem a respeito da validação dos métodos ou da disparidade de resultados entre eles. Tendo isso em vista, o presente trabalho visa a elaboração de um comparativo entre os métodos aproximados apresentados na NBR 6118 (ABNT, 2023). Com a aplicação de uma planilha automatizada, foi possível determinar valores de momento total, com a consideração dos efeitos de segunda ordem, em diversas situações. Os resultados apontados pelo método da rigidez padrão foram até 42 dentro dos limites normativos quando comparado ao método da curvatura aproximada. Portanto o método da rigidez padrão se mostrou mais econômico para o processo de dimensionamento de um pilar, enquanto o método da curvatura aproximada foi mais conservador.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leonardo Macedo Peterle e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo