Título: ESTUDO DO NÍVEL DE SERVIÇO EM TRECHO DA BR 265 E A VIABILIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS ADICIONAIS
Autoria de: Mariane da Silva Vilela
Orientação de: Paulo Roberto Borges
Presidente da banca: Paulo Roberto Borges
Primeiro membro da banca: Ígor José Mendes Lemes
Segundo membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Palavras-chaves: Rodovias, Tráfego, Veículos Pesados, Visibilidade, Segurança
Data da defesa: 19/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 31/07/2023
Data da publicação: 31/07/2023
Referência: Vilela, M. d. S. ESTUDO DO NÍVEL DE SERVIÇO EM TRECHO DA BR 265 E A VIABILIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS ADICIONAIS. 2023. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O investimento na infraestrutura e modernização das rodovias impulsiona o desenvolvimento econômico, promove a segurança no trânsito e melhora a qualidade de vida. No Brasil, o modal rodoviário desempenha um papel fundamental na economia, sendo o principal meio de transporte de cargas e passageiros do país. No entanto, a malha rodoviária brasileira enfrenta diversos problemas que afetam sua eficiência e segurança. O aumento da frota de veículos e a presença de veículos pesados, combinados à falta de modernização das rodovias, que em sua maioria possuem pistas simples, contribuem para o aumento dos congestionamentos e a baixa qualidade operacional das vias. Esse cenário é ainda mais problemático em rodovias com perfis íngremes, como ocorre em Minas Gerais, onde a fluidez do tráfego e o tempo de viagem são afetados negativamente. Nesse contexto, a construção de faixas adicionais surge como uma alternativa rápida e econômica para atender ao tráfego de veículos pesados, melhorando a fluidez, a segurança e a visibilidade das rodovias. O presente trabalho analisou o nível de serviço no trecho entre os quilômetros 335 a 331 da BR-265, que se encontra entre as cidades de Lavras-MG e Itumirim-MG, e avaliou a viabilidade da implantação de faixas adicionais nessa área. Para realizar a análise, considerou-se as diretrizes do Manual de Estudo de Tráfego, elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) em 2006. Através dos dados da contagem de tráfego e levando em consideração os fatores que influenciam no desenvolvimento dos veículos na rodovia, calcularam-se as medidas de desempenho necessárias para determinar o nível de serviço. O trecho apresentou um resultado insatisfatório, atingindo 102,69 no tempo em que os veículos viajam em pelotões, o que leva ao nível de serviço F, indicando tráfego saturado, congestionamento intenso e rodovia totalmente sobrecarregada. Com base nesse resultado, torna-se viável a implantação de faixas adicionais no local como forma de melhorar o nível de serviço, reduzir os congestionamentos e aumentar a segurança.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariane da Silva Vilela e Universidade Federal de Lavras
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