Título: ESTUDO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS ESQUADRIAS E ALVENARIAS EXTERNAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS EM MARIANA MG
Autoria de: Henrique Brandao Gomes Silva
Orientação de: Luciana Barbosa de Abreu
Presidente da banca: Luciana Barbosa de Abreu
Primeiro membro da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Segundo membro da banca: Sérgio Norberto Costa Gonçalves
Palavras-chaves: Patrimônio, Restauro, Conservação, Ofícios tradicionais, Adobe.
Data da defesa: 18/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Silva, H. B. G. ESTUDO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS ESQUADRIAS E ALVENARIAS EXTERNAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS EM MARIANA MG. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o estado de conservação das esquadrias e da alvenaria externa da Igreja Nossa Senhora das Mercês, localizada na cidade histórica de Mariana, MG. A cidade possui um patrimônio histórico valioso e a igreja em questão desempenha um papel importante na identidade religiosa e cultural de Mariana. No entanto, a estrutura da igreja encontra-se danificada, impedindo seu uso adequado. A revitalização desse patrimônio histórico é fundamental para a preservação da identidade cultural da cidade e para impulsionar o turismo. É necessário o envolvimento de órgãos competentes, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com o Estado e a Prefeitura de Mariana, para proteger esse valioso patrimônio. A valorização das técnicas construtivas tradicionais também é essencial nesse processo, envolvendo profissionais especializados. O estudo realizado identificou que as patologias diagnosticadas em 2014 não foram corrigidas e até pioraram devido à falta de manutenção adequada ao longo dos anos. Fissuras nas alvenarias e problemas nas esquadriassão evidênciasdo agravamento do estado de conservação. A pintura das fachadas está desbotada e danificada, e a madeira das esquadrias sofreu consideravel desgaste ao longo do tempo. Diante disso, é de extrema urgência a realização de um processo de revitalização da igreja, visando preservar suahistória, importância cultural e proporcionar um ambiente seguro. Sugere-se, para trabalhos futuros, uma análise mais abrangente de todas as estruturas do templo religioso, a fim de obteruma compreensão mais precisa dos danos e determinar as medidas necessárias para a recuperação deste monumento. Ademais, uma possível colaboração entre a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana e a igrejapoderia viabilizar reparos pontuais realizados por alunos da escola, fomentando o aprendizado e enriquecendo o conhecimento cultural desses estudantes.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Henrique Brandao Gomes Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo