Título: Estudo comparativo de uma edificação em estrutura metálica e em estrutura de madeira
Autoria de: Bianca Braga de Andrade
Orientação de: Andre Luiz Zangiacomo
Presidente da banca: André Luiz Zangiácomo
Primeiro membro da banca: Paulo Roberto Borges
Segundo membro da banca: Maykmiller Carvalho Rodrigues
Palavras-chaves: Galpão de madeira, Galpão em estrutura metálica, Análise comparativa, Sistema construtivo, Dimensionamento
Data da defesa: 06/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 15/03/2023
Data da publicação: 15/03/2023
Referência: Andrade, B. B. d. Estudo comparativo de uma edificação em estrutura metálica e em estrutura de madeira. 2023. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho visa comparar dois sistemas construtivos distintos de um galpão estrutura metálica e estrutura de madeira. Partindo de um projeto existente em estrutura metálica, e mantendo a arquitetura e posicionamento dos elementos estruturais de forma a preservar o traçado construtivo, dimensionou-se os elementos de madeira e analisou-se as diferenças dos modelos estruturais em termos de resistência, peso e cargas que atingem a fundação. Para o dimensionamento, foram adotados perfis de vigas, pilares e componentes das treliças de madeira e, posteriormente, verificados quanto aos esforços de compressão, tração e esbeltez de acordo com critérios normativos e com o auxílio do software Ftool. Em seguida realizouse algumas análises comparativas. Quanto ao peso total, a estrutura metálica apresentou-se mais leve, correspondendo a 94,40 do galpão de madeira. Em relação às cargas que chegam na base dos pilares, observou-se que a estrutura de madeira transmite ao solo cargas maiores que o outro sistema estrutural em estudo. A média calculada mostra que as cargas da estrutura metálica que chegam até o topo da fundação correspondem a 93,77 da intensidade das cargas dos pilares de madeira. Quanto à relação solicitaçãoresistência, observou-se um maior aproveitamento da resistência quanto às vigas VT2 e VT3, enquanto que, para os demais elementos estruturais, poderiam ser utilizados perfis com valores mais próximos às solicitações.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bianca Braga de Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo