Título: APLICAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA O PROJETO E VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO HIDRÁULICO DE SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA FRIA
Autoria de: Maelton de Mesquita Siqueira
Orientação de: Michael Silveira Thebaldi
Presidente da banca: Michael Silveira Thebaldi
Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu
Segundo membro da banca: Marina Neves Merlo
Palavras-chaves: CAD, Dimensionamento, Alto QiBuilder, Planilha eletrônica, EPANET 2.2
Data da defesa: 02/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 14/03/2023
Data da publicação: 14/03/2023
Referência: Siqueira, M. d. M. APLICAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA O PROJETO E VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO HIDRÁULICO DE SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA FRIA. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O projeto de instalações hidráulicas, no cenário brasileiro atual, é comumente dimensionado pelo Método do Consumo Máximo Provável ou pelo Método do Consumo Máximo Possível, a partir da atualização na ABNT NBR 56262020, que deixa a critério do projetista definir o melhor método, sendo ele probabilístico ou empírico, desde que seja fundamentado. Com a constante evolução das tecnologias, possibilitou que softwares e ferramentas computacionais fossem desenvolvidas. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar diferentes metodologias computacionais de projeto e verificação do funcionamento hidráulico que podem ser utilizadas em instalações prediais de água fria ??Metodologia 1?? ?? Alto QiBuilder® ??Metodologia 2?? ?? Planilha eletrônica em conjunto com software CAD ??Metodologia 3?? ?? EPANET 2.2 em conjunto com software CAD. Na primeira foi utilizado o método dos pesos relativos para estimativa da vazão, a equação de Darcy-Weisbach com a base de dados do próprio software para estimar a perda de carga localizada, pelo método dos comprimentos equivalentes. Já na segunda fez-se uso da combinação do método dos pesos relativos, da equação de Flamant e do método dos comprimentos equivalentes. Já para a última foi utilizado o método da curva de vazão x pressão, a equação de Darcy-Weisbach e o método dos comprimentos equivalentes. Após o dimensionamento foram obtidas combinações diferentes de diâmetro, devido às particularidades do dimensionamento realizado para cada uma das Metodologias e, consequentemente, influenciou no orçamento dos materiais. Adicionalmente, o tempo gasto para a elaboração do projeto, segundo as Metodologias avaliadas, foi medido, além de serem realizadas estimativas de custo das redes propostas. Conforme os resultados, pode concluir que o software Alto QiBuilder® garante uma maior produtividade em comparação as outras Metodologias, além de gerar informações automáticas, como os desenhos gráficos e lista de materiais, porém ele exige um alto custo de investimento. E o software EPANET 2.2 pode ser uma excelente opção, pois proporciona verificações dinâmicas e confiáveis.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maelton de Mesquita Siqueira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo