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Título: ESTUDO PARAMÉTRICO DA RIGIDEZ RELATIVA SOLO FUNDAÇÃO DE UMA SAPATA CORRIDA EM SOLO ARENOSO

Autoria de: Claudiana Mesquita de Alvarenga

Orientação de: Raquel Mariano Linhares

Coorientação de: Mauro Vitor dos Santos Moura

Presidente da banca: Raquel Mariano Linhares

Primeiro membro da banca: Mauro Vitor dos Santos Moura

Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges

Palavras-chaves: Fundações rasas, sapata corrida, Hetenyi, Rigidez relativa, Interação solo sapata

Data da defesa: 13/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 09/03/2023

Data da publicação: 09/03/2023

Referência: Alvarenga, C. M. d. ESTUDO PARAMÉTRICO DA RIGIDEZ RELATIVA SOLO FUNDAÇÃO DE UMA SAPATA CORRIDA EM SOLO ARENOSO. 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A análise da interação solo-fundação é importante para compreender os deslocamentos reais da fundação e, consequentemente, aprimorar a qualidade e segurança de projetos de engenharia. Neste trabalho foram realizadas análises paramétricas de um modelo numérico de sapata corrida assente em solo arenoso com utilização do método dos elementos finitos. Utilizou-se de um modelo numérico previamente validado na literatura, que se utilizou de um modelo físico em escala reduzida, também da literatura. A partir do modelo, adaptou-se os parâmetros relacionadas à sapata, de forma a aproximá-la da realidade em campo, mantendo a mesma classificação da rigidez relativa do modelo validado. A análise paramétrica teve como intuito tornar o solo arenoso, originalmente fofo, em um solo arenoso compacto. Os modelos avaliados e respectivos parâmetros modificados em relação ao modelo original validado foram (i) Modelo 1, peso específico natural (ii) Modelo 2, módulo de Young, (iii) Modelo 3, ângulo de atrito, e (iv), Modelo 4, todos os parâmetros variados ao mesmo tempo. Como produto, obteve-se a curva carga-recalque e o comportamento da distribuição de tensões dos modelos. Para o Modelo 1, obteve-se uma redução de deslocamento de 8,52 , sendo este com menor aumento de rigidez relativa entre os demais modelos. Em contrapartida, os Modelos 2, 3 e 4, com um aumento significativo de rigidez relativa, tiveram uma redução dos deslocamentos de 45,78 , 29,57 e 96,29 , respectivamente.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20222201711061

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Claudiana Mesquita de Alvarenga e Universidade Federal de Lavras

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