Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ALVENARIA CONVENCIONAL E ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM PAINÉIS MONOLÍTICOS DE EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM LAVRAS - MG
Autoria de: Karina Aparecida Moreira
Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Primeiro membro da banca: Wisner Coimbra de Paula
Segundo membro da banca: Giovani Salomao Teixeira
Palavras-chaves: Moradia, Sistema convencional, Poliestireno expandido, Custo, Painel
Data da defesa: 25/10/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 08/11/2022
Data da publicação: 08/11/2022
Referência: Moreira, K. A. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ALVENARIA CONVENCIONAL E ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM PAINÉIS MONOLÍTICOS DE EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM LAVRAS - MG. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Mediante a problemas como o número de famílias que vivem em condições de moradia precárias e a necessidade de se reduzir cada vez mais os impactos ambientais causados pela construção civil, vem aumentando a busca por materiais e tecnologias construtivas mais eficientes, sustentáveis, rápidas e com custos reduzidos. Sob esta circunstância, foi feito um estudo do sistema de painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS) a fim de avaliar uma alternativa que atenda a essas necessidades. O sistema de painéis monolíticos de EPS é um conjunto integrado de painéis modulares, com função estrutural eou de fechamento, compostos por placas de poliestireno expandido pré-fabricados, montadas entre duas malhas de aço galvanizado e revestidas com argamassa. Entretanto, é evidente que o sistema ainda é pouco difundido no setor da construção civil. Diante dessa situação, o estudo de caso realizado teve o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização do sistema de painéis de EPS em substituição à alvenaria convencional, analisando o custo e aplicação para o emprego na construção residencial de casas populares de aproximadamente 50 m². Com os resultados obtidos concluise que o sistema monolítico apresenta bons resultados comparado ao sistema convencional, não apenas a em relação ao custo, sendo uma redução de 25, mas também tempo de execução, o qual apresentou uma diminuição de 3 semanas. O sistema avaliado apresenta boas características para conforto térmico e sustentabilidade, tornando-se uma alternativa viável economicamente e tecnicamente.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Karina Aparecida Moreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo