Título: DIMENSIONAMENTO DE ESTACAS HÉLICES CONTÍNUAS DE UM EDIFÍCIO MULTIFAMILIAR
Título alternativo: DIMENSIONING OF CONTINUOUS HELIX STAKES OF A MULTIFAMILY BUILDING
Autoria de: Luíza Eduarda Fonseca
Orientação de: Eduardo Souza Candido
Presidente da banca: Eduardo Souza Cândido
Primeiro membro da banca: Paulo Roberto Borges
Segundo membro da banca: Vinícius de Lima Rodrigues
Palavras-chaves: Fundações, Estacas, Hélice Contínua, Carga Admissível, Prova de Carga
Data da defesa: 24/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 01/03/2023
Data da publicação: 01/03/2023
Referência: Fonseca, L. E. DIMENSIONAMENTO DE ESTACAS HÉLICES CONTÍNUAS DE UM EDIFÍCIO MULTIFAMILIAR. 2023. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O elemento de fundação de uma edificação é responsável pela transferência da carga da estrutura para o solo e é imprescindível que a sua capacidade de carga seja determinada para que haja estabilidade entre a superestrutura e o terreno. Esse trabalho tem por finalidade realizar o dimensionamento de uma fundação do tipo hélice continua de um edifício multifamiliar localizado na cidade de Campinas no interior de São Paulo, através de um modelo comparativo de três métodos semiempíricos com o ensaio de prova de carga dinâmica. Para os cálculos serão adotadas as formulações semiempirícas de Aoki-Velloso, Décourt-Quaresma e Teixeira que são baseados nos relatórios de sondagens SPT. O ensaio Pile Drive Analyzer (PDA), foi realizado em três estacas, locadas na região de sondagem de interesse, com diâmetros de 70 e 80 cm. O resultado da previsão de capacidade de carga foi realizado para os três métodos, considerando as mesmas condições físicas das estacas ensaiadas na prova de carga. Seus diâmetros, profundidades, e locação no terreno foram tomadas como parâmetro de comparação. Com os resultados obtidos foi possível observar que o método de Teixeira apresentou resultados mais próximos do resultado do ensaio de prova de carga, e o método de Décourt -Quaresma foi o que apresentou resultados mais conservadores. Dessa forma seguiu-se com a metodologia de Teixeira, e o dimensionamento e a escolha da melhor combinação de diâmetro e profundidade foi realizada, seguindo as premissas do método. O estaqueamento foi dimensionado com um total de oitenta e três estacas, onde sessenta e duas possuem o diâmetro de 70 cm e vinte e uma tem diâmetro igual a 80 cm.
Abstract: The foundation element of a building is responsible for transferring the load from the structure to the ground and is essential that its load capacity is determined so that there is stability between the requesting superstructure and the ground. This work aims to make the foundation of a multifamily building located in the city of Campinas, São Paulo????????????????s state interior, through a comparative model of three semiempirical methods and the dynamic load test on continuous helix foundations. For the calculations will be adopted the semiempirical formulations of Aoki- Velloso, Décourt-Quaresma and Teixeira that are based on the reports of SPT surveys. The Pile Drive Analyzer (PDA) test was performed in three piles, located in the probing region of interest, with diameters of 70 and 80 cm. The result of the load capacity forecast was performed based on the three methods, considering the same physical conditions of the piles tested in the load test. It diameters, actual depths, and location on the ground were taken as a parameter of comparison. With the results obtained it was possible to observe that Teixeiras method presented results closer to the result of the load test, and the Décourt-Quaresma method was the one that presented the most conservative results. Thus, it was followed by Teixeiras methodology, and the sizing and choice of the best combination of diameter and depth was performed, following the premises of the method. The stake was sized with a total of 83 piles, of whitch sixty two have a diameter of 70 cm and twenty one have a diameter equal to 80 cm.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luíza Eduarda Fonseca e Universidade Federal de Lavras
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