Título: COMPARAÇÃO DE METODOLOGIAS PROPOSTAS PELA ABNT NBR 81601999 PARA DIMENSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO.
Autoria de: Bruno Gagliano Sartori
Orientação de: Michael Silveira Thebaldi
Presidente da banca: Michael Silveira Thebaldi
Primeiro membro da banca: Marina Neves Merlo
Segundo membro da banca: Mateus Alexandre da Silva
Palavras-chaves: Elementos hidráulicos, Diâmetros nominais, Método hidráulico, Unidades Hunter de Contribuição, Análise comparativa.
Data da defesa: 14/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 19/09/2022
Data da publicação: 19/09/2022
Referência: Sartori, B. G. COMPARAÇÃO DE METODOLOGIAS PROPOSTAS PELA ABNT NBR 81601999 PARA DIMENSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO.. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Diante da problemática de que a não padronização do dimensionamento dos sistemas prediais de esgotamento sanitário, ou a realização deste de maneira inapropriada, o que pode impactar tanto o correto funcionamento dos elementos hidráulicos da edificação e o custo da obra, assim como a qualidade técnica e o conforto acústico da rede predial. Torna-se necessário uma melhor compreensão dos responsáveis fiscais e profissionais que realizam e acompanham a execução dos projetos sanitários de edificações prediais quanto à correta realização do dimensionamento dos elementos hidráulicos dessas instalações. Assim, o presente trabalho tem como objeto de estudo a análise comparativa de duas metodologias de cálculo quanto ao dimensionamento de instalações prediais de esgotamento sanitário, o método das unidades Hunter de contribuição e o método hidráulico, ambos probabilísticos, apresentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 81601999. Para o desenvolvimento do estudo foi definido o seguinte cenário de dimensionamento uma edificação térrea unifamiliar possuindo como ambientes geradores de esgoto, um banheiro social, um lavabo, uma suíte, uma cozinha e uma área de serviço. O dimensionamento e instalação das tubulações e elementos hidráulicos presentes na edificação seguiu os critérios normativos e recomendações técnicas apresentados, sendo determinados os diâmetros nominais dos ramais de descarga e de esgoto, dos subcoletores e do coletor predial, dispondo também de considerações para a escolha de utilização dos métodos de acordo com a composição dos efluentes gerados em cada ambiente, as solicitações de uso dos aparelhos sanitários mais prováveis, assim como os fatores de economia, operabilidade e segurança da instalação predial de esgotamento sanitário. Como os mais principais resultados obtidos no dimensionamento da rede predial foram determinados os valores de DN 40 para os ramais de descarga, DN 100 para os ramais de esgoto e subcoletores e DN 150 para o coletor predial. Diante da análise comparativa dentre todos os valores determinados pelos métodos de dimensionamento, e pelas considerações de escoamento do método hidráulico, pôde-se concluir que nenhum dos métodos apresentou tendência de superdimensionar ou subdimensionar o sistema, e o que de fato pode influenciar para tal ocorrência são as considerações de escoamento e dos parâmetros de utilização empregadas no método hidráulico. Constata-se assim, que o método hidráulico pode ser mais assertivo e econômico no dimensionamento da rede predial de esgotamento sanitário, caso dimensionado corretamente e em casos específicos de utilização dos aparelhos sanitários, enquanto o método das UHC é mais ágil e prático, podendo ser tão assertivo quanto o método hidráulico em cenários comuns de utilização dos aparelhos sanitários.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruno Gagliano Sartori e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo