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Título: O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETO DE GEORREFERENCIAMENTO URBANO

Autoria de: Raoni Oliveira Rabelo

Orientação de: Rodrigo Villela Machado

Coorientação de: Eduardo Hélio de Novais Miranda

Presidente da banca: Rodrigo Villela Machado

Primeiro membro da banca: Eduardo Hélio de Novais Miranda

Segundo membro da banca: Diogo Antonio Correa Gomes

Palavras-chaves: Drone, Georreferenciamento urbano, Ortofoto, Recadastramento imobiliario, VANT

Data da defesa: 12/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 20/09/2022

Data da publicação: 20/09/2022

Referência: Rabelo, R. O. O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETO DE GEORREFERENCIAMENTO URBANO. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O georreferenciamento urbano vem sendo cada vez mais necessário para o poder público, pois auxilia na atualização da base de dados imobiliária do município. Essa atualização impacta diretamente nos valores de arrecadação devido a impostos e taxas que levam em conta a área construída, a área do lote, a distância do imóvel ao centro, a situação do imóvel, entre outras. No entanto, este tipo de projeto vem sendo realizado em muitos municípios de maneira precária no que se refere ao uso de tecnologia para sua otimização. O objetivo desse trabalho é mostrar que o uso de veículos aéreos não tripulados para realização de projetos de georreferenciamento urbano é uma alternativa muito precisa, eficaz e com bom custo-benefício. A metodologia utilizada consiste em duas etapas i) referencial teórico e ii) estudo de caso. Na primeira etapa será descrito os conceitos sobre georreferenciamento urbano, trazendo tópicos importantes para o entendimento do assunto. Na segunda etapa será feito um estudo de caso, mostrando o uso de drones para o georreferenciamento urbano em uma cidade. Conseguiu-se chegar em ortofotos de alta qualidade com erros de localização igual a 6 cm, abaixo do máximo permitido que é de 8 cm. Ademais, foi possível localizar os lotes e imóveis nas imagens processadas. Os resultados obtidos foram úteis para o georreferenciamento desta cidade, provando que a técnica utilizada é viável para esse tipo de projeto.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20221201521351

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raoni Oliveira Rabelo e Universidade Federal de Lavras

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