Título: O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETO DE GEORREFERENCIAMENTO URBANO
Autoria de: Luís Filipe Reis Gonçalves
Orientação de: Rodrigo Villela Machado
Coorientação de: Eduardo Hélio de Novais Miranda
Presidente da banca: Rodrigo Villela Machado
Primeiro membro da banca: Eduardo Hélio de Novais Miranda
Segundo membro da banca: Diogo Antonio Correa Gomes
Palavras-chaves: Drone, Georreferenciamento urbano, Ortofoto, Recadastramento imobiliario, VANT
Data da defesa: 12/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 20/09/2022
Data da publicação: 20/09/2022
Referência: Gonçalves, L. F. R. O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETO DE GEORREFERENCIAMENTO URBANO. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O georreferenciamento urbano vem sendo cada vez mais necessário para o poder público, pois auxilia na atualização da base de dados imobiliária do município. Essa atualização impacta diretamente nos valores de arrecadação devido a impostos e taxas que levam em conta a área construída, a área do lote, a distância do imóvel ao centro, a situação do imóvel, entre outras. No entanto, este tipo de projeto vem sendo realizado em muitos municípios de maneira precária no que se refere ao uso de tecnologia para sua otimização. O objetivo desse trabalho é mostrar que o uso de veículos aéreos não tripulados para realização de projetos de georreferenciamento urbano é uma alternativa muito precisa, eficaz e com bom custo-benefício. A metodologia utilizada consiste em duas etapas i) referencial teórico e ii) estudo de caso. Na primeira etapa será descrito os conceitos sobre georreferenciamento urbano, trazendo tópicos importantes para o entendimento do assunto. Na segunda etapa será feito um estudo de caso, mostrando o uso de drones para o georreferenciamento urbano em uma cidade. Conseguiu-se chegar em ortofotos de alta qualidade com erros de localização igual a 6 cm, abaixo do máximo permitido que é de 8 cm. Ademais, foi possível localizar os lotes e imóveis nas imagens processadas. Os resultados obtidos foram úteis para o georreferenciamento desta cidade, provando que a técnica utilizada é viável para esse tipo de projeto.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luís Filipe Reis Gonçalves e Universidade Federal de Lavras
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