Título: ESTUDO DE MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES VERTICAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESPECIFICAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE BLOCOS ESTRUTURAIS
Autoria de: Guilherme Micael Carvalho Souza
Orientação de: Rafael Santos de Moraes
Presidente da banca: Rafael Santos de Moraes
Primeiro membro da banca: Andre Luiz Zangiacomo
Segundo membro da banca: Wisner Coimbra de Paula
Palavras-chaves: alvenaria, estrutural, modelos, ações, compressão
Data da defesa: 03/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Souza, G. M. C. ESTUDO DE MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES VERTICAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESPECIFICAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE BLOCOS ESTRUTURAIS. 2022. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A alvenaria estrutural adquiriu grande espaço no mercado da construção civil nos últimos tempos. Sendo assim, além da atualização das disposições normativas, é relevante o estudo de temas que interfiram diretamente nos projetos e dimensionamento da alvenaria estrutural. O presente trabalho tem por objetivo analisar a diferença entre as metodologias de distribuição das ações verticais (paredes isoladas e grupos isolados de paredes) em conjunto à variação de dois tipos usuais de lajes (maciças e pré-moldadas de concreto armado), a fim de avaliar o impacto dessas variáveis na especificação dos blocos de concreto. Dessa forma, a partir de um projeto autoral, para o qual foram quantificadas todas as ações verticais, foi possível obter os resultados para as resistências necessárias em cada caso, realizando-se as considerações cabíveis para cada modelo de distribuição das ações verticais, bem como a análise do tipo de laje em relação a cada modelo. Ao fim do processo, foi possível concluir que o método de paredes isoladas não é recomendado para edifícios de múltiplos pavimentos (independentemente do tipo de laje utilizado). Além disso, para o modelo de grupos isolados de paredes, percebe-se uma satisfatória distribuição dos carregamentos, utilizando lajes maciças ou pré-moldadas (o tipo de laje não impactou de forma significativa no dimensionamento dos blocos), resultando em valores requeridos inferiores de resistência quando comparado com o modelo de paredes isoladas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54705
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme Micael Carvalho Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo