SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: PROJETO GEOTÉCNICO-ESTRUTURAL DE ESTACAS

Autoria de: Tainara Malta

Orientação de: Igor Jose Mendes Lemes

Presidente da banca: Ígor José Mendes Lemes

Primeiro membro da banca: Rafael Cesário Barros

Segundo membro da banca: Luís Eduardo Silveira Dias

Palavras-chaves: Estacas, dimensionamento, concreto armado, análise estrutural, projeto geotécnico.

Data da defesa: 02/05/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 04/05/2022

Data da publicação: 04/05/2022

Referência: Malta, T. PROJETO GEOTÉCNICO-ESTRUTURAL DE ESTACAS. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A estrutura é a parte principal de uma edificação, é ela quem garante a sustentação e a segurança, transferindo sua carga para o solo. A fundação é a parte da estrutura responsável por essa transmissão de esforços. Para cada caso há um tipo de fundação e, no Brasil, uma das mais utilizadas são as de concreto armado, seja profunda ou rasa. Atualmente, os projetistas utilizam programas para o dimensionamento das fundações, porém poucos são gratuitos e geram resultados completos dos cálculos. E por isso, este trabalho visa a criação de uma aplicação computacional capaz de gerar o dimensionamento de estacas tipo hélice contínua. A escolha do comprimento da estaca é feita através de comparações entre valores tabelados, que depende do seu tipo, e valores determinados a partir de ensaios de penetração do solo. Para tal, a análise estrutural é realizada via método dos deslocamentos. Assim, a estaca é modelada com elementos de pórtico plano e a contenção lateral do solo é feita com elementos com rigidezes compatíveis com o solo, ou seja, rigidez axial existente enquanto a parte flexional é nula. Posteriormente à análise estrutural, o processo de dimensionamento é feito tomando as curvas de interação de esforços como referência. Essas curvas foram construídas via integração de tensões na seção considerando as várias configurações deformadas de ruptura (domínios de deformação na ruína) para a seção transversal. Os resultados aqui obtidos foram confrontados com análises previamente realizadas na literatura, ou utilizando o software ftool®.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20212201621062

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54537

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tainara Malta e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo