Título: DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DOS SOLOS EMPREGANDO O ENSAIO DE CISALHAMENTO SIMPLES DIRETO (DSS)
Autoria de: Giovanna Ribeiro Ferraz Jurioli
Orientação de: Eduardo Souza Candido
Coorientação de: Marina Bellaver Corte
Presidente da banca: Eduardo Souza Cândido
Primeiro membro da banca: Marina Bellaver Corte
Segundo membro da banca: Lineker Trindade dos Santos
Palavras-chaves: Ensaios Geotécnicos, Resistência ao cisalhamento, Rejeito de minério de ferro, Direct Simple Shear, Triaxial.
Data da defesa: 29/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Jurioli, G. R. F. DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DOS SOLOS EMPREGANDO O ENSAIO DE CISALHAMENTO SIMPLES DIRETO (DSS). 2022. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Para a obtenção de parâmetros geotécnicos, visando a elaboração de projetos, faz-se necessário avaliar o comportamento dos solos através de ensaios geotécnicos. Dentre os ensaios de laboratório, o ensaio Direct Simple Shear (DSS) vem ganhando grande espaço no mercado nacional por submeter uma amostra de solo a condições planas de deformação, sendo muitas vezes semelhantes às vistas em campo. Em Geotecnia observa-se uma grande variedade de ensaios laboratoriais para obtenção de parâmetros de resistência dos solos, simulando distintas condições de contorno. O ensaio de compressão triaxial é o ensaio mais utilizado para obtenção do comportamento e da resistência ao cisalhamento dos solos, sendo dividido em três tipos com relação as condições de drenagem. O presente trabalho visa explorar o comportamento dos dois ensaios no primeiro artigo, o DSS e o Triaxial do tipo consolidado isotropicamente e não drenado (CIU). No ensaio Triaxial CIU, os parâmetros de resistência são obtidos em termos de tensões efetivas, assim como é a premissa do no ensaio DSS. Foi utilizada uma mesma amostra para os dois ensaios, com grau de compactação de 90. No segundo artigo é feita a comparação entre o ensaio DSS e o Cisalhamento direto, o ensaio mais antigo para determinação da resistência ao cisalhamento dos solos. Os materiais em ambos os artigos foram classificados a partir de outros ensaios geotécnicos, permitindo a análise completa nos modos de ruptura.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54738
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giovanna Ribeiro Ferraz Jurioli e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo