Título: Análises de estabilidade de taludes de uma voçoroca em Lavras - MG com proposição de estabilização
Autoria de: Mirian Diniz Manso
Orientação de: Raquel Mariano Linhares
Coorientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Presidente da banca: Raquel Mariano Linhares
Primeiro membro da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Segundo membro da banca: Eduardo Souza Candido
Palavras-chaves: estabilidade de taludes, solo grampeado, bermas de equilíbrio, fotogrametria digital, movimentos de massa
Data da defesa: 02/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 09/05/2022
Data da publicação: 09/05/2022
Referência: Manso, M. D. Análises de estabilidade de taludes de uma voçoroca em Lavras - MG com proposição de estabilização. 2022. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O presente estudo é um projeto pensado para revitalização da voçoroca que se encontra na Avenida Dr. Sílvio Menicucci, atrás da Prefeitura Municipal de Lavras, focado na estabilidade dos taludes. Fez-se um levantamento topográfico utilizando um veículo aéreo não tripulado (VANT) que foi inserido e analisado em um programa computacional de fotogrametria digital. De tal, foram retiradas as curvas de nível do local, essenciais para a elaboração do projeto arquitetônico do novo uso do espaço, cujo foco é o lazer e bem-estar da população de Lavras. Após definido o projeto arquitetônico, foram determinados os platôs com volumes de corte e aterro. Foi definida uma seção crítica do projeto arquitetônico e foram feitas análises de estabilidade de taludes por meio de softwares de equilíbrio limite das situações de talude natural e taludes de corte e aterro advindos do projeto arquitetônico. Foram, então propostas soluções de estabilização para o último caso, com sugestão de métodos de estabilização de encostas, visando um fator de segurança (FS) de 1,5, preconizado por norma, garantindo assim a segurança dos usuários desse novo empreendimento e das moradias à montante no local. Os cortes para o projeto arquitetônico deixariam a seção crítica no limiar a ruptura com um FS de 1,022, entretanto foram inseridos grampos para estabilização ficando assim com um FS de 1,382, menor do que o exigido pela norma. Adotou-se a solução de bermas de equilíbrio para uma berma otimizada com o FS próximo de 1,5 exigido pela norma NBR 11682 (ABNT, 2009).
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54800
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mirian Diniz Manso e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo