Título: COMPARATIVO DA QUANTIDADE DE AÇO EM UM EDIFÍCIO DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO AS VERSÕES DE 1980 E 2019 DA NBR 6120
Autoria de: Breno Silva Chagas
Orientação de: Igor Jose Mendes Lemes
Presidente da banca: Ígor José Mendes Lemes
Primeiro membro da banca: Rafael Cesário Barros
Segundo membro da banca: Luís Eduardo Silveira Dias
Palavras-chaves: Concreto Armado, Normas Técnicas, Projeto Estrutural, Aço, Elementos Finitos
Data da defesa: 03/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 05/05/2022
Data da publicação: 05/05/2022
Referência: Chagas, B. S. COMPARATIVO DA QUANTIDADE DE AÇO EM UM EDIFÍCIO DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO AS VERSÕES DE 1980 E 2019 DA NBR 6120. 2022. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O projeto estrutural é uma importante etapa para a execução de uma edificação e deve ser realizado de maneira a garantir segurança, conforto do usuário e que seja uma solução econômica. O concreto armado é o material de construção civil mais empregado no Brasil, por sua versatilidade, facilidade de mão de obra e fácil aquisição. Os projetos de estruturas em concreto armado são normatizados por meio de recomendações técnicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo a NBR 6120 uma das mais importantes. Em 2019 esta norma passou por uma atualização onde foram inclusos novos parâmetros para o cálculo dos esforços solicitantes nas estruturas. Neste trabalho foi feita uma comparação da quantidade de aço obtida através do dimensionamento de um projeto de uma edificação em concreto armado, localizada na Universidade Federal de Lavras, utilizando as duas últimas versões da norma. Para isso empregou-se o software CYPECAD®, versão 2022, cuja licença foi cedida pela sua desenvolvedora em formato eletrônico, por um período de 30 dias. O software conta com o Método dos Elementos Finitos (MEF) para analisar a estrutura. Além da NBR 61201980 e NBR 61202019 consultou-se a NBR 61182014 e catálogos técnicos de materiais presentes na edificação para a realização dos projetos. Foi feito o uso de lajes maciças e nervuradas no projeto em questão, visto que há grandes vãos na estrutura analisada. Os resultados obtidos comprovaram o aumento no consumo de aço com a atualização da norma. Este aumento foi de 6,31 e causou um impacto de 5,09 no valor de aço consumido na superestrutura desta edificação. A diferença na quantidade de aço poderia ser ainda maior, pois foi aplicado no projeto um concreto C40, que é mais resistente do que os concretos de classes mais usuais neste tipo de edificação. Apesar de um pequeno aumento em aspectos econômicos, a versão atualizada da norma gera mais conforto e segurança para o usuário das edificações que a utilizaram como base para seu projeto estrutural, por considerar diversas cargas que eram negligenciadas na versão anterior e causam impacto na estrutura.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54680
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Breno Silva Chagas e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo