Título: ESTUDO DOS ESFORÇOS RESULTANTES DA INCIDÊNCIA DE VENTO EM UM RESERVATÓRIO ELEVADO METÁLICO ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
Autoria de: Walacy Leon Gonçalves
Orientação de: Wisner Coimbra de Paula
Presidente da banca: Wisner Coimbra de Paula
Primeiro membro da banca: Igor José Mendes Lemes
Segundo membro da banca: Luís Eduardo Silveira Dias
Palavras-chaves: Carga Hidrostática, Interação Fluido Estrutura, ANSYS, Análise Estrutural, Análise Estática
Data da defesa: 19/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Gonçalves, W. L. ESTUDO DOS ESFORÇOS RESULTANTES DA INCIDÊNCIA DE VENTO EM UM RESERVATÓRIO ELEVADO METÁLICO ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. 2022. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Ressaltando a importância do Método dos Elementos Finitos (MEF) para descrição do comportamento estrutural que pode ser aplicado nas diversas áreas da engenharia, neste trabalho, pretendeu-se analisar os esforços resultantes em um reservatório de água metálico quando influenciado pela ação do vento através de uma análise de interação fluido-estrutura (Fluid Structure Interaction ?? FSI). Foi utilizado o MEF para analisar os deslocamentos, reações de apoio e momentos fletores resultantes na base do reservatório utilizando o software ANSYSÒ versão estudantil através de uma análise linear. Com o auxílio da ferramenta de análise de escoamentos de fluidos Fluid Flow, presente no pacote Workbench do ANSYSÒ, foi feita a introdução de vento em diferentes velocidades incidentes na estrutura. A partir do acoplamento entre os resultados da análise fluidodinâmica com o sistema Static Structural, foram introduzidos os esforços referentes à pressão gerada pela incidência do vento na estrutura. A água no interior do reservatório foi considerada apenas como uma pressão hidrostática e não como um fluido, a fim de analisar o comportamento do sistema estrutural perante os esforços solicitantes. Com o estudo foi possível obter importantes resultados e informações sobre o funcionamento desse tipo de estrutura quando submetidos a esforços de vento. Evidenciou-se que os deslocamentos da estrutura se acentuam à medida que os pontos analisados se afastam da base engastada, ficando ainda maiores com o aumento da velocidade incidente do vento. Foi observado também que, quando o reservatório está sob o efeito da pressão hidrostática, as variações das velocidades do ar não são suficientes para resultar em uma alteração considerável nos valores das reações de apoio verticais na base do reservatório, ressaltando a importância da geometria aerodinâmica na redistribuição dos esforços do vento na estrutura. Observou-se, também, que o peso da água pouco influencia no equilíbrio do momento fletor calculado na base do reservatório, onde os resultados mostraram que para a segurança e estabilidade estrutural do reservatório não se deve considerar um possível efeito de equilíbrio do momento fletor causado pela carga de água no interior do reservatório.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54835
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Walacy Leon Gonçalves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo