Título: UTILIZAÇÃO DE TESTES NÃO DESTRUTIVOS NA OBTENÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS REVISÃO DA LITERATURA
Autoria de: Ana Carolina Pereira Marques
Orientação de: Keoma Defaveri do Carmo e Silva
Presidente da banca: Prof. Dr. Keoma Defáveri do Carmo e Silva
Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Eduardo Souza Cândido
Segundo membro da banca: Prof. Dr. Paulo Roberto Borges
Palavras-chaves: Análise Estrutural, Testes Não Destrutivos, Bacia de Deflexão, Módulo Resiliente, Espessura de Camada Asfáltica
Data da defesa: 28/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 28/04/2022
Data da publicação: 28/04/2022
Referência: Marques, A. C. P. UTILIZAÇÃO DE TESTES NÃO DESTRUTIVOS NA OBTENÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS REVISÃO DA LITERATURA. 2022. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: As rodovias desempenham um papel fundamental no transporte de carga e passageiros no Brasil. O investimento no setor de infraestrutura rodoviária é de fundamental importância, pois representa um dos gargalos para o crescimento econômico do país. Parte deste investimento deve ser direcionado a manutenção das rodovias já existentes, visto que a baixa qualidade das mesmas é a causa de atrasos, acidentes e do alto custo operacional da frota. Para que haja uma manutenção oportuna, é essencial a inspeção periódica das vias e análise estrutural, para avaliação do comportamento da estrutura perante as solicitações de carga exercidas pelo tráfego. A avaliação estrutural é feita através da caracterização do módulo resiliente das camadas do pavimento obtido por meio de retroanálise da espessura das camadas e bacias de deflexão. Por meio de uma revisão bibliográfica foram analisados testes não destrutivos para obtenção dos parâmetros de cálculo utilizados na retroanálise, com o intuito de buscar uma análise estrutural mais eficiente a nível de rede. Foram estudados os testes ³URXQG3HQHWUDWLng 5DGDU´ (GPR) e ³3 D Ground Penetrating 5DGDU´ (GPR-3D) para obtenção da espessura de camada, em substituição dos atuais métodos de obtenção de tal parâmetro utilizados no Brasil, baseados em dados histórico-cadastrais e sondagem direta. E para a obtenção das bacias de deformação, foram estudados os testes ³Falling Weight Deflectometer´FWD), ³Light Weight Deflectometer´ LWD) e ³7UDIILF 6SHHG HIOHFWRPHWHU´ (TSD) em substituição da viga Benkelman, método mais utilizado no país. A partir da revisão da literatura se obteve resultados de que a implementação de novas tecnologias, para a caracterização da estrutura por meio dos testes estudados, apresenta vantagens em relação a execução e obtenção de dados, se comparado aos métodos mais utilizados atualmente no Brasil. Foi possível concluir que a utilização dos equipamentos GPR e FWD se revelam promissores, visto que a suas implementações geram uma maior produtividade a nível de rede e seu uso já se mostra mais consolidado em diversos países. Também foi possível observar a importância da escolha de um teste que permita a consolidação de um banco de dados que facilite a análise de dados e retroanálise do módulo resiliente.
Abstract: Roads play a key role in the transport of cargo and passengers in Brazil. Investment in the road infrastructure sector is of fundamental importance, as it represents one of the bottlenecks for the countrys economic growth. The maintenance of existing highways should receive part of these investments, since their low quality is the cause of delays, accidents and the high operational cost of the fleet. In order to have timely maintenance, periodic inspection of the roads and structural analysis is essential to evaluate the behavior of the structure in the face of load requests exerted by traffic. For structural evaluation it is necessary the characterization of the resilient modulus of the pavement layers, obtained by the back-calculation of the thickness of the layers and deflection basins. Non-destructive tests were analyzed through a literature review to obtain the calculation parameters used in the back-calculation, in order to seek a more efficient structural analysis at the network level. The tests Ground Penetrating Radar (GPR) and 3D Ground Penetrating Radar (GPR-3D) were studied to obtain the layer thickness, replacing the current methods of obtaining such parameter used in Brazil, based on historical cadastral data and direct drilling. In order to obtain the deformation basins, the Falling Weight Deflectometer (FWD), Light Weight Deflectometer (LWD) and Traffic Speed Deflectometer (TSD) tests were studied to replace the Benkelman beam, the most used method in the country. With the analyzes it was possible to conclude that the implementation of new technologies, for the characterization of the structure through the studied tests, presents advantages in relation to the execution and acquisition of data, if compared to the most used methods currently in Brazil. It was possible to conclude that the use of GPR and FWD equipment are promising, since their implementations generate greater productivity at the network level and their use in other countries is already consolidated. It was also possible to observe the importance of choosing a test that allows the consolidation of a database that facilitates data analysis and retro-analysis of the resilient module.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54743
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Pereira Marques e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo