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Título: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE SOLOS ESTABILIZADOS QUIMICAMENTE COM CIMENTO UTILIZANDO PROPORÇÕES VARIÁVEIS PARA APLICAÇÃO EM PAVIMENTAÇÃO

Título alternativo: BIBLIOGRAPHIC ANALYSIS OF CHEMICALLY STABILIZED SOIL WITH CEMENT USING VARIABLE PROPORTIONS FOR PAVEMENT APPLICATION

Autoria de: Thaina Ferreira Ribeiro

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Candido

Segundo membro da banca: Marina Donato

Palavras-chaves: Estabilização de solos, mistura solo-cimento, Índice Suporte Califórnia, camadas de base, resistência.

Data da defesa: 30/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 06/12/2021

Data da publicação: 06/12/2021

Referência: Ribeiro, T. F. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE SOLOS ESTABILIZADOS QUIMICAMENTE COM CIMENTO UTILIZANDO PROPORÇÕES VARIÁVEIS PARA APLICAÇÃO EM PAVIMENTAÇÃO. 2021. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: As rodovias precisam atender a requisitos mínimos de resistência e durabilidade, a fim de proporcionar maior segurança e conforto ao usuário. Contudo, nem sempre o solo local possui características geotécnicas mínimas que atendam aos requisitos de projeto. Uma alternativa para a resolução desse problema é promover mudanças nas propriedades do solo por meio de sua estabilização, através da adição de materiais como cimento, cal, sílica, entre outros. A partir disso, esse trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e análise comparativa de estudos entre solos de três regiões distintas estabilizados com diferentes proporções de cimento, com o intuito de analisar o comportamento de resistência mecânica e expansão, quando submersos em água, considerando a interferência da plasticidade nos resultados. Ademais, verifica-se a aplicação dessas misturas solo-cimento em camadas de base e sub-base tendo como referência o Manual de Pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT, 2006). O primeiro caso abordou amostras de um solo pouco plástico característico da zona rural de Anápolis-GO, utilizando um teor de 3 de cimento. O segundo caso apresentou um solo com alta plasticidade coletado no Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia, sendo que foram variadas as porcentagens de cimento em 9, 11, e 13 para cada corpo de prova. Enquanto que, o terceiro caso usou amostras de solo com pouca plasticidade do Campus Paraicana da Universidade Federal de Roraima, adicionando cimento nos teores de 3, 5, e 7. Para a análise da caracterização e resistência dos materiais, foram utilizados os dados obtidos nos ensaios que cada estudo apresentou para granulometria, limites de consistência, compactação, índice suporte Califórnia (ISC ou CBR) e expansão. Os resultados mostram que o uso do cimento contribui significativamente para a estabilização de solos, provando sua eficiência em relação ao solo convencional, não só pelo aumento na capacidade de suporte e diminuição da expansão, mas também pelo aspecto econômico e ambiental, devido à redução de outros custos indiretos, como recomposição ambiental e transporte de materiais. Entretanto, essa é uma alternativa que deve ser analisada de acordo com a viabilidade da utilização para cada obra em particular.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20211201720860

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53818

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaina Ferreira Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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