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Título: ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE LONGARINAS MISTAS MADEIRA-CONCRETO PARA UMA PONTE

Autoria de: Jean Michel Andrade Naback

Orientação de: Igor Jose Mendes Lemes

Coorientação de: Bruno Marani Siciliano

Presidente da banca: Igor José Mendes Lemes

Primeiro membro da banca: Bruno Marani Siciliano

Segundo membro da banca: Jéssica Lorrany e Silva

Palavras-chaves: Dimensionamento Estrutural, Pontes, Estrutura Mista, Madeira-Concreto, Longarinas de Madeira

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Naback, J. M. A. ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE LONGARINAS MISTAS MADEIRA-CONCRETO PARA UMA PONTE. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Apesar de pouco comum, o uso das estruturas mistas de madeira-concreto apresenta grande viabilidade de utilização já que promovem melhor resistência a propagação do fogo, melhores propriedades acústicas e de vibração, além de proporcionar redução no custo e tempo de obra. Com a intenção de contribuir para a popularização das estruturas mistas de madeira e concreto, este trabalho, a partir do projeto de uma ponte em concreto armado proposto por Marchetti (2008), se propõe a dimensionar vigas e estruturas de travamento em madeira laminada colada de modo a atender às condições de segurança nos estados limites últimos e de utilização. Para os cálculos, foi considerada a contribuição da laje de concreto armado na inércia da viga na forma de seção T, baseada no equilíbrio de forças, o que proporcionou uma análise mais precisa e o melhor aproveitamento dos materiais. Além disso, os conectores metálicos foram dimensionados de modo a resistirem aos esforços de cisalhamento e, também, impedir o desprendimento vertical entre os materiais, o que garante o desempenho mecânico da estrutura mista. Ao final do dimensionamento, observou-se que a configuração da estrutura adotada não é a ideal, já que proporcionou uma má otimização da madeira e pouco uso de sua resistência, sendo sugerida a adoção de outro sistema estrutural, como a de ponte treliçada.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20211201621058

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53907

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jean Michel Andrade Naback e Universidade Federal de Lavras

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