Título: Comparativo do cálculo de muro de arrimo de alvenaria estrutural por meio de métodos simplificados e método dos elementos finitos
Autoria de: Jivago Rezende Baganha
Orientação de: Eduardo Souza Candido
Coorientação de: Leornardo Carvalho Mesquita
Presidente da banca: Eduardo Souza Candido
Primeiro membro da banca: Leonardo Carvalho Mesquita
Segundo membro da banca: Raquel Mariano Linhares
Palavras-chaves: Muros de flexão, parâmetros geotécnicos, cálculo de empuxo, momento fletor, bloco de concreto vazado
Data da defesa: 02/12/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 06/12/2021
Data da publicação: 06/12/2021
Referência: Baganha, J. R. Comparativo do cálculo de muro de arrimo de alvenaria estrutural por meio de métodos simplificados e método dos elementos finitos. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O correto dimensionamento de uma estrutura de contenção é de suma importância para garantir a segurança e é um grande desafio realizar esse dimensionamento quando se trata de um muro de contenção de alvenaria estrutural, pois são inúmeros os fatores que influenciam na sua estabilidade externa e interna. Soma-se a isso, o problema de não existir uma norma que forneça as diretrizes para seu cálculo e ainda haver uma escassez de trabalhos que abordam esse assunto. Nesse sentido, de forma a contribuir com os estudos e projetos desse tipo de estrutura este trabalho visou avaliar os métodos da linha de plastificação e da linha de ruptura para cálculo dos esforços em painéis de alvenaria sujeitos a pressões perpendiculares ao seu plano, propostos pela NBR 16868-1 (ABNT, 2020), e o método utilizado por Moliterno (1994), para o cálculo dos esforços no contraforte. Para atingir os objetivos do trabalho, após o cálculo da estrutura utilizando os métodos citados, foi feita a verificação da estabilidade externa e em seguida foi realizada uma modelagem numérica no software ABAQUS, com as dimensões obtidas anteriormente, utilizando a técnica da micromodelagem simplificada. Com base nos resultados obtidos, pôde-se aferir que as tensões atuantes no muro calculadas pelos métodos propostos pela norma e por Moliterno (1994), aqui chamados de métodos simplificados, foram menores que as observadas no modelo numérico e constatou-se que isso ocorreu, principalmente, porque ainda é necessário um modelo numérico mais detalhado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53873
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jivago Rezende Baganha e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo