Título: Comparação de métodos construtivos em alvenaria de bloco cerâmico vazado e tijolos de solo-cimento.
Autoria de: Caroline Maiolini de Mello
Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro
Primeiro membro da banca: Rômulo Marçal Gandia
Segundo membro da banca: Andrea Aparecida Ribeiro Correa
Palavras-chaves: Bloco de Terra Comprimida, Alvenaria, Custo, Benefício, Construção civil.
Data da defesa: 17/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 11/06/2021
Data da publicação: 11/06/2021
Referência: Mello, C. M. d. Comparação de métodos construtivos em alvenaria de bloco cerâmico vazado e tijolos de solo-cimento.. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade de edificações em tijolo solocimento, visando a mudança de paradigma nas técnicas de execução, avaliando custo benefício e redução de resíduos na construção civil. Foram comparadas duas edificações unifamiliares com mesmo projeto e técnicas distintas na execução de alvenaria a primeira com tijolo de solocimento e a segunda com bloco cerâmico vazado. Foram avaliados o consumo e despesas com materiais, e a mão de obra para as respectivas construções. Diante disso, constatou-se que a construção em tijolo de solo-cimento, teve custo total superior em 9,1 em comparação com a obra em blocos cerâmicos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47047
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caroline Maiolini de Mello e Universidade Federal de Lavras
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